
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) avaliaram nesta segunda-feira (24) a proposta final de compliance estrutural, tecnológico e de processos apresentada pela Comunitas, com apoio da Consultoria Iglesias. O projeto visa fortalecer a gestão ambiental e acelerar os serviços do Naturatins, por meio de padronização de procedimentos, ajustes em fluxos internos e investimentos na capacitação de profissionais.
Após um ano de reuniões e levantamento de dados, a proposta contempla medidas de curto e longo prazo e será submetida ao governador Wanderlei Barbosa para análise e possível implementação. A iniciativa busca solucionar gargalos históricos da gestão ambiental tocantinense, envolvendo diferentes setores como agronegócio, mineração e meio ambiente. O custo da proposta foi considerado enxuto e estratégico pelos gestores envolvidos.
O secretário Marcello Lelis e o presidente do Naturatins, Cledson Lima, destacaram o esforço conjunto das equipes e a relevância do plano para a modernização da gestão ambiental. A Comunitas, organização da sociedade civil, tem como missão contribuir com soluções inovadoras para a gestão pública, e no Tocantins, atuou diretamente para propor melhorias no sistema de licenciamento e autorizações ambientais do estado.