Café Biquito
sábado, 5 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Wanderlei Barbosa sofre nova derrota na Justiça, STF nega habeas corpus e mantém governador afastado

10 de outubro de 2025

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que buscava retornar ao cargo. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10) e mantém os efeitos do afastamento determinado em setembro, que também alcançou a primeira-dama, Karynne Sotero, investigada junto com o governador por suposto desvio de recursos públicos na compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.

A manifestação do ministro indica que o habeas corpus “não foi conhecido”, termo jurídico que significa que o pedido não atendeu aos requisitos formais ou contrariou entendimento já consolidado da Corte. Na prática, a decisão impede que o governador reassuma o cargo neste momento. Segundo a defesa de Wanderlei, o conteúdo completo da decisão ainda não foi disponibilizado, mas a equipe jurídica informou que recorrerá assim que tiver acesso aos autos.

O habeas corpus havia sido protocolado no dia 8 de setembro de 2025, com o argumento de que o afastamento seria desproporcional e sem fundamentos suficientes. Dois dias depois, o pedido foi classificado como “não conhecido” pelo sistema do STF, por falta de documentação que comprovasse constrangimento ilegal. Após a juntada dos documentos, o caso passou a tramitar sob relatoria do ministro Edson Fachin, que deixou o processo ao assumir a presidência do Supremo, sendo então redistribuído a Luís Roberto Barroso.

Com a decisão, Wanderlei Barbosa continua afastado do governo do Tocantins até nova deliberação judicial. Ele e a primeira-dama negam qualquer envolvimento com irregularidades e afirmam confiar na Justiça para comprovar a inocência de ambos.

História anterior

Obras da nova Ponte JK que liga Aguiarnópolis-TO a Estreito-MA estão 75% concluídas e previsão de entrega é para dezembro

Próxima história

ARAGUATINS: Agricultores familiares recebem kits de sementes e insumos por meio do programa Mesa Farta

Don't Miss

Amélio Cayres cresce entre deputados da base de Wanderlei e Dorinha enfrenta resistência nos bastidores

A disputa interna pela sucessão estadual ganhou novos contornos nos bastidores da [...]

Contas do Governo do Tocantins de 2024 são aprovadas por unanimidade pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) aprovou, por unanimidade, [...]