Café Biquito
sábado, 19 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Prefeituras do Bico têm até 29 de setembro para entregar declaração de utilização das máquinas do PAC II, alerta ATM

12 de setembro de 2017

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) alerta as gestões municipais para a obrigatoriedade de envio da declaração de utilização das máquinas do PAC II, cujo prazo final de repasse do documento encerra no dia 29 de setembro. A ATM explica que o não envio da declaração pode causar a extinção da doação e reversão automática das máquinas ao patrimônio da União, conforme consta no Termo de Doação com Encargos repassado aos prefeitos no ato de entrega dos veículos.

As prefeituras devem enviar a declaração por meio do Sistema Eletrônico do Programa de Aceleração do Crescimento (SISPAC), disponibilizado pelo Governo Federal. A ATM alerta para que as gestões não utilizem endereços eletrônicos (e-mails) do Hotmail para cadastro no sistema, pois há um bloqueio para endereços do provedor responsável pelo envio de mensagens.

Prejuízos

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, explica que a perca do maquinário pode acarretar em prejuízos aos Municípios. “As máquinas doadas pelo Governo Federal são fundamentais para a recuperação de estradas vicinais que ligam assentamentos, povoados e propriedades rurais. A perca dos veículos impacta diretamente nas condições de tráfego das populações rurais, no transporte escolar e no escoamento da produção dos pequenos produtores rurais”, destaca Mariano, que pontua ainda a redução do patrimônio do Município.

Declaração anual

A ATM reitera a importância da apresentação da declaração anual de utilização do bem, visando à liberação dos encargos assumidos no Termo de Doação que será concedido após a entrega do terceiro ou quinto relatório anual. Em alguns Municípios já foi cumprido o prazo, faltando apenas à entrega desta última declaração.

Veículos

Os municípios tocantinenses com populações abaixo de 50 mil habitantes receberam do Governo Federal nos anos de 2013 e 2014, uma retroescavadeira, uma patrulha mecanizada e um caminhão caçamba para serem utilizadas em obras de interesse social, para a promoção da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em especial a reforma de estradas vicinais. Atualmente, muitas prefeituras têm utilizados as máquinas também para obras emergências e de interesse público, ao comunicar oficialmente os órgãos responsáveis pelo maquinário.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

ARAGUATINS: Incêndio destrói casas em comunidade quilombola na Ilha de São Vicente

Próxima história

Ar-condicionado provoca incêndio em Colégio Militar de Palmas-TO