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domingo, 20 / abril / 2025

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ITAGUATINS: Estudantes da Escola Santo Antônio da Cachoeira participam de aula de campo sobre cultura indígena no Maranhão

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Alunos da Escola Municipal Santo Antônio da Cachoeira, de Itaguatins, no Bico do Papagaio, participaram nesta segunda-feira, 8, de uma aula de campo no Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAH-T), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz (MA). A atividade integrou a programação do “Abril Indígena”, iniciativa que busca valorizar a cultura e a resistência dos povos originários no Brasil.

Participaram da visita os estudantes das turmas do 7º e 8º ano do ensino fundamental, sob orientação do professor de História Naudo Barbosa, acompanhados pela coordenadora pedagógica Eliene Morais e pelas professoras Joaquina Saraiva e Edineia Rocha. O grupo teve a oportunidade de conhecer de perto o acervo arqueológico e etnológico do centro, que preserva a memória e a identidade dos povos indígenas da região, especialmente os do tronco linguístico Jê e Tupi.

Para o professor Naudo Barbosa, a atividade tem papel fundamental na formação crítica dos alunos. Segundo ele, apesar da relevância dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira, seu protagonismo ainda é negligenciado nos materiais didáticos e no currículo escolar. “Precisamos romper com essa visão colonizadora e reconhecer o direito dos povos originários de contarem suas próprias histórias”, destacou.

A visita também foi uma oportunidade de desconstruir estereótipos e promover o respeito à diversidade cultural. O estudante Pedro Lucas Santos, do 8º ano, afirmou que a experiência mostrou como os hábitos e costumes da sociedade brasileira têm raízes indígenas. “Entender essa diversidade ajuda a combater o preconceito e a reconhecer o valor das diferentes formas de viver”, disse.

O CPAHT é um espaço dedicado à pesquisa e à preservação da cultura material e imaterial da região sul-maranhense. Além de exposições arqueológicas e etnológicas, o centro desenvolve ações voltadas à educação patrimonial e à valorização da cultura popular. A iniciativa, fruto do trabalho do Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) da UEMASUL, representa um importante instrumento de ensino e conscientização sobre a riqueza e a pluralidade dos povos originários brasileiros.

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