
Com foco na qualificação das lideranças educacionais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nos dias 8 e 9 de abril, a “Oficina de Preparação das Diretrizes de Acompanhamento”, como parte do plano formativo do Programa Alfabetiza Mais Tocantins. O evento, realizado na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, reuniu representantes das Superintendências Regionais de Educação (SREs), entre eles a Superintendente Regional de Araguatins, Joelma Lopes, que destacou a importância do trabalho territorial para garantir o avanço da alfabetização nas redes municipais e estaduais.
Joelma Lopes enfatizou o papel estratégico das superintendências no apoio direto às Secretarias Municipais de Educação. “Estamos nos capacitando para chegar até as SEMEDs das cidades que atendemos e auxiliar ainda mais na alfabetização das nossas crianças. Esse acompanhamento vai impactar diretamente a sala de aula, com os formadores atuando lado a lado com os professores. Os maiores beneficiados serão os nossos estudantes. Isso é educação de território”, afirmou a gestora.
A oficina teve como principal objetivo estruturar diretrizes de acompanhamento e monitoramento das ações do Programa, fortalecendo a atuação das equipes regionais no alcance das metas do Alfabetiza Mais Tocantins. Durante o segundo dia do evento, o especialista em gestão escolar Francisco José da Costa conduziu discussões sobre elementos-chave para o acompanhamento das ações formativas, destacando a construção coletiva de diretrizes eficazes.
Temas como o uso estratégico dos indicadores educacionais, a definição de protocolos de visitas técnicas e o circuito de monitoramento foram abordados ao longo da formação. Para Sâmia Carvalho, coordenadora estadual de formação do programa, preparar as lideranças regionais é essencial para garantir resultados concretos. “Queremos equipes cada vez mais preparadas para superar os desafios e garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano”, pontuou.
O Alfabetiza Mais Tocantins é uma iniciativa do Governo do Estado alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e ao Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). O programa busca garantir o direito à alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental, por meio do regime de colaboração entre os entes federativos, promovendo equidade e qualidade no processo de ensino-aprendizagem em todo o território tocantinense.