
Os partidos União Brasil e Progressistas oficializam nesta terça-feira, 29, a formação da Federação União Progressistas, união que reúne 108 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, 1.343 prefeitos e três ministros com representação no Governo Federal. No Tocantins, a nova configuração dará força a três deputados federais — Vicentinho Júnior, Lázaro Botelho e Carlos Gaguim — e à senadora Professora Dorinha.
Com a criação da federação, Professora Dorinha e Vicentinho Júnior passam a liderar a articulação eleitoral da nova estrutura no Estado, com vistas às eleições municipais de 2026. A legislação eleitoral exige que as federações permaneçam unificadas por pelo menos quatro anos, o que obriga as siglas a atuarem em sintonia nas decisões políticas e eleitorais.
Nacionalmente, a presidência da federação será alternada entre Antonio Rueda (União Brasil) e Arthur Lira (Progressistas). No Tocantins, no entanto, ainda não foi divulgado como será definida a condução local, embora Dorinha e Vicentinho Júnior despontem como principais nomes à frente do processo de unificação das estratégias partidárias.
A formação da Federação União Progressistas é vista como um movimento estratégico para consolidar maior presença no Congresso e fortalecer as bases políticas em Estados como o Tocantins, onde o alinhamento entre os líderes locais será crucial para o desempenho eleitoral do novo bloco.