Café Biquito
terça-feira, 15 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Professora Dorinha defende ação mais articulada para educação no campo

12 de abril de 2012

Durante audiência da comissão mista da Medida Provisória 562,  a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM) defendeu uma ação mais articulada para a educação no campo.

Presidindo a audiência, a parlamentar, que é vice-presidente da comissão, entende que é necessário trabalhar um programa com ações mais estruturantes para essa demanda. “Existe a possibilidade de parcerias com universidades em trabalhar a formação de professores e isso precisa ser visto com atenção. Muita gente acha que a educação no campo é periférico, mas não é. A grande maioria das nossas cidades é de perfil agrícola. É uma ilusão achar que trata-se de educação urbana. São muitas as pequenas cidades que tem características econômicas e social de perfil de campo”, pontuou.

Outro ponto abordado pela parlamentar foi a necessidade de revisar a questão do currículo da educação no campo. “Hoje a política de ação no campo é a do transporte escolar. O avanço ao transporte seguro e decente é louvável, mas agora o principal desafio é ligar a política de qualificação para melhorar o modelo de educação no campo. O currículo da educação no campo é diferente da urbana, é preciso adequar as realidades”, disse.

Para Dorinha, é preciso pensar em políticas permanentes de educação independente de quem está na gestão. “Temos que pensar nas demandas e não em quem está à frente do ministério”.

Participaram da audiência representantes do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Comissão Nacional de Educação no Campo (Conec).

Para os participantes, a MP sinaliza um compromisso mais real do apoio do ministério à educação do campo, beneficiando a oferta da educação em período integral no campo, como em assentamentos da reforma agrária, e aumenta a construção de quadras de esportes. Também foi citado que a medida beneficia não só a educação infantil, mas também a de jovens e adultos, além da formação profissional continuada de professores.

Apresentação do relatório

O relator da matéria, deputado federal Padre João (PT-MG), propôs o próximo dia 17 como prazo final para entrega do relatório. Segundo ele, a MP poderia ser votada na comissão já no dia 19 deste mês.

A Medida Provisória 562/12 contém uma série de medidas que tratam da área de educação, principalmente a rural. O texto institucionaliza o Plano de Ações Articuladas (PAR); inclui os polos presenciais do sistema UAB na assistência financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e contempla com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) instituições comunitárias que atuam na educação do campo.

A MP também destina recursos da União para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e inclui, entre as atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a de subsidiar o MEC na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de professores. (Cidiane Carvalho, com informações da Agência Câmara)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

PA: Paysandu enfrenta o Sport disposto a quebrar tabu

Próxima história

TOCANTINÓPOLIS: Escola XV de Novembro promove I Semana de Ciência e Tecnologia