Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

MARABÁ: Vias recebem operação Tapa-Buraco

1
21 de março de 2022

A Prefeitura de Marabá está intensificado a operação Tapa-Buraco por toda a cidade. É que por conta das fortes chuvas e do grande fluxo de veículos, as ruas sofrem impactos com o surgimento de crateras em alguns trechos da malha viária. Para garantir a recuperação das vias, a Secretaria Municipal de Viação e Obras (Sevop) realiza o serviço de manutenção e conservação das ruas, em ao menos dois pontos diferentes todos os dias.

Luiz Carlos Silva, coordenador da Operação Tapa-Buraco da Sevop, explica que para haver maior durabilidade do serviço, capaz de suportar o peso dos veículos, em certos trechos, é preciso um trabalho diferenciado, a exemplo, do que foi feito no Km 01, em São Félix nos últimos dias. Por lá, o processo contou com a utilização de uma retroescavadeira para remoção do material saturado e colocação de pedras conhecidas como cabeça-de-jacaré. Após isso, a equipe faz o banho de ligação e a etapa final é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

“Fizemos um trabalho com qualidade mais elevada, para suportar o peso transportado pelas carretas que é vinte e quatro horas, o que influencia muito aqui na BR-222 e acaba acarretando o desgaste do asfalto. Estamos removendo o borrachudo e em alguns pontos, que há necessidade, colocamos as pedras para dar um suporte e uma instabilidade melhor para o CBUQ”, esclarece o coordenador.

Ao acompanhar o trabalho feito pela prefeitura, Rita Moraes Gomes, proprietária de um restaurante, às margens da rodovia, sentiu-se aliviada. “Aqui estava muito ruim, os caminhões passavam fazendo muito barulho e havia muito risco de um caminhão desequilibrar e bater aqui na calçada. Esse trabalho é muito importante para evitar que os caminhões levam muita pancada, haja menos barulho e melhore para todos”, observa. 

Segundo a Sevop, só entre os meses de janeiro a meados de março, a prefeitura já utilizou mais de duas mil toneladas de CBUQ na manutenção e conservação das ruas da cidade. São priorizados locais estratégicos de todos os núcleos, Morada Nova, São Félix, Nova Marabá, Cidade Nova e Marabá Pioneira. (Leydiane Silva / Fotos: Aline Nascimento)

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Enivaldo
Enivaldo
4 anos atrás

Aonde no km 1 são Felix? Porque na rua Castelo Branco Quadra 76. O asfalto está se acabando. Com pouco tempo que foi feito

História anterior

Bebê de 1 ano no Maranhão é atingido por tiro e morre

Próxima história

PALESTINA: Máquina agrícola é apreendida durante fiscalização