Café Biquito
domingo, 20 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Justiça do TO também suspende cobrança indevida de taxas da Pipes em balsas

16 de junho de 2016

balsa pipes

Em decisão liminar nesta quinta-feira, 16, o juiz da 5ª Vara Cível da Comarca de Palmas, Lauro Augusto Moreira Maia, suspendeu a cobrança de tarifa individualizada por passageiros dos veículos que utilizam as balsas da empresa Pipes, nas travessias do Rio Tocantins e Rio Araguaia. Caso a empresa descumpra a decisão, após ser intimada, a mesma está sujeita a multa diária de R$ 100 mil até o limite de R$ 5 milhões.

A Justiça do Pará havia tomado a mesma decisão nesta quarta-feira, 15.

A decisão abrange aos trechos de: Carolina (MA) a Filadélfia (TO); Porto Franco (MA) a Tocantinópolis (TO); Imperatriz (MA) a São Miguel do Tocantins (TO); São Sebastião do Tocantins (TO) a Vila Nova dos Martírios (MA); Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA); Esperantina (TO) a São João do Araguaia (PA) e de Ananás (TO) a Palestina do Pará (PA), também entram os trechos no interior do Tocantins nos municípios de Tocantínia, Miracema e Itapiratins.

O juiz observa, ao conceder liminar, que a Resolução nº 1.274, artigo 28-A, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), impede a cobrança dos passageiros no uso da travessia das balsas. No texto da decisão, o juiz fala que  “Demonstram esclarecidos os elementos que evidenciam a probabilidade do direito e não só o perigo de dano, mas o efetivo dano em aguardar o resultado final do processo, pois os inúmeros e indeterminados consumidores cotidianamente fazem uso da travessia e recolhem a cobrança indevida, com vantagem econômica abusiva para a requerida em detrimento do consumidor usuário”.

Suspensão do reajuste

Com relação ao pedido para suspender o reajuste de 11,05%, o juiz aponta que a falta de estudo detalhado impondo o percentual impede a concessão neste momento, o que será analisado após resposta da empresa. Conforme a decisão, a empresa tem 15 dias para contestar a ação.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

ARAGUATINS: Secretária de Educação diz que professores agiram de forma arbitrária em paralisação

Próxima história

Davi Júnior declara apoio à pré-candidatura de Rosângela Curado para prefeita de Imperatriz-MA