Café Biquito
sexta-feira, 18 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

ARAGUATINS: Secretaria de Saúde diz que pessoas infectadas no PA causaram surto de malária

19 de janeiro de 2017
Diretor de Vigilância em Saúde de Araguatins, José Hélio Gonçalves.
Diretor de Vigilância em Saúde de Araguatins, José Hélio Gonçalves.

Duas pessoas que contraíram malária no Pará podem ter causado o surto em Araguatins, norte do estado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Em 18 dias, foram confirmados 10 casos da doença na cidade, segundo o Governo do Tocantins.

“Esse mosquito sadio picou essas duas pessoas, que vieram infectadas, e aí o mosquito picou as demais pessoas, que contraíram a doença aqui dentro do nosso município”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde de Araguatins, José Hélio Gonçalves.

A procura por atendimento no hospital da cidade mais que dobrou. Somente nessa quarta-feira (18) durante o dia, 78 pessoas passaram pela emergência. Cerca de metade delas estava com febre.

Raimunda Silva

A auxiliar de serviços gerais, Raimunda Silva, e o filho tiveram que ser internados por causa da doença. “[Achei] que eu iria morrer, né? Já estava querendo me despedir porque é uma sensação horrível”.

O surto tem provocado medo entre os moradores. “Eu particularmente achava que isso não existia mais, apesar da gente morar numa área de risco”, disse a comerciante

Valdirene Santos.

Valdirene Santos.

Segundo a secretaria, durante todo o ano de 2016, foram registrados 22 casos confirmados de malária em todo o Tocantins. Deste total, apenas quatro foram contraídos no estado, especificamente nos municípios de Xambioá, Sandolândia, Araguatins e Marianópolis do Tocantins. Os outros 18 casos têm como origem da infecção os estados do Pará, Mato Grosso e Maranhão e os países Angola e Guiana Francesa. (G1)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

ARAGUATINS: Degustação de produtos derivados do leite finaliza curso do Jeito de Mulher

Próxima história

Darcinópolis e Riachinho tem recursos da Vigilância Sanitária suspensos