- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 20 / janeiro / 2025

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Gestão de Aquiles da Areia enfrenta crise política e financeira

Mais Lidas

A gestão do prefeito Aquiles da Areia, em Araguatins, no Bico do Papagaio, enfrenta um momento de crise política e financeira, que ganhou força após o período eleitoral. Apesar de ter sido reeleito com uma expressiva votação de 73,29% e desfrutar de alta aprovação até então, o cenário administrativo tem se deteriorado desde novembro.

Entre os principais problemas enfrentados pela gestão está o atraso no pagamento de fornecedores e o não cumprimento dos repasses ao Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Araguatins (FUNPREV), um ponto sensível que afeta diretamente os servidores públicos. A falta de liquidez compromete a capacidade do município de manter serviços essenciais e projetos em andamento.

Outro ponto crítico foi o pedido de demissão do ex-secretário municipal de Administração, Luciênio Monteiro Costa, apontado como homem capaz que equilibrar as finanças do município, mas que resolveu deixar a gestão.

Impasse político no Legislativo

No campo político, o prefeito não conseguiu garantir a eleição de sua candidata à presidência da Câmara Municipal, o que evidenciou uma base governista fragmentada no Legislativo. Essa divisão impediu a aprovação do orçamento municipal para 2025, criando um ambiente de instabilidade e incertezas para a administração pública.

A ausência de um orçamento aprovado para o próximo exercício fiscal limita a execução de políticas públicas e a continuidade de obras e serviços, colocando em xeque a governabilidade de Aquiles da Areia.

Repercussão

A crise política e financeira tem sido alvo de críticas por parte da oposição e preocupa tanto a população quanto lideranças locais. A gestão vem passando a enfrentar o desafio de reorganizar sua base política e solucionar as pendências financeiras para retomar o equilíbrio administrativo.

O prefeito ainda não se manifestou publicamente sobre as dificuldades enfrentadas, mas fontes próximas indicam que mexidas no primeiro escalão podem colocar os ex-prefeito José Guilherme e Bolecho como pilares para buscar superar a crise.

Impactos no futuro

A crise em Araguatins acende um alerta sobre a necessidade de diálogo político e planejamento financeiro para evitar que o município enfrente maiores dificuldades em 2025. A situação é acompanhada com atenção por servidores, fornecedores e cidadãos que esperam uma resposta concreta do Executivo para os problemas que emergiram no pós-eleição.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias