- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
sábado, 25 / janeiro / 2025

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: FNDE vai destinar R$ 1,9 milhão para Educação via VAAR por excelência educacional

Mais Lidas

O município de Araguatins conquistou um marco importante na educação ao ser contemplado com R$ 1.909.551,53 do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), o maior repasse destinado a um município da região do Bico do Papagaio. Esse recurso, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e operacionalizado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo reduzir as desigualdades educacionais entre grupos socioeconômicos e raciais, além de fomentar a qualidade da educação básica.

A conquista foi alcançada graças ao cumprimento das condicionalidades exigidas pelo VAAR. Entre elas estão o processo seletivo para os gestores escolares, a participação de pelo menos 80% dos alunos nos exames nacionais, implementação de referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o principal marco de avanço a redução das desigualdades educacionais.

A secretária municipal de Educação, Ulissevânia Sales, destacou a relevância desse recurso para o desenvolvimento educacional de Araguatins. “Essa conquista é reflexo de um trabalho sério e dedicado da equipe da Educação, com total apoio do prefeito Aquiles da Areia, que não mede esforços para priorizar o futuro das nossas crianças e jovens. Esses recursos serão fundamentais para garantir que nossas escolas continuem evoluindo e promovendo igualdade de oportunidades”, afirmou.

O critério principal para o recebimento do VAAR foi a implementação de um modelo de gestão escolar baseado em mérito e desempenho, com a participação ativa da comunidade escolar. Araguatins também alcançou a meta de engajar mais de 80% dos alunos nos exames nacionais e demonstrou avanços significativos na redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais.

Com o repasse, o município terá a oportunidade de investir ainda mais na qualidade do ensino, fortalecendo as políticas públicas educacionais e proporcionando melhores condições para alunos e professores. “Este recurso é uma prova de que quando todos trabalham juntos, os resultados aparecem. Estamos no caminho certo para transformar a educação de Araguatins em um modelo para toda a região”, completou Ulissevânia Sales.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias