A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reuniu, nesta segunda-feira, 8, os gestores de educação da capital e interior do estado e empresas parceiras do Programa Pacto Pela Educação, para definir a instalação dos Comitês Regionais do Pacto Pela Educação. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). Os Comitês Regionais vão atuar diretamente nos municípios para garantir que as ações do Pacto cheguem em todos os cantos do estado. Para isso, eles deverão se articular com o Comitê Estadual para buscar soluções e melhorar a qualidade do ensino público nas localidades mais distantes, em reuniões de avaliação que acontecerão trimestralmente com todos os envolvidos no programa.
Para Sandra Pagel, representante do Instituto Natura, a proposta de instalação desses Comitês, como um todo, tanto os regionais como o estadual, é um projeto extremamente importante e coerente. “Isso demonstra que a proposta do Pacto tem caráter coletivo, não é pensada de forma isolada, e é muito bem ancorada, com muitos participantes ativos”, enfatizou. De acordo com Ana Fram, gerente de relações governamentais da Alcoa, o projeto é uma ação desafiadora, que conclama todos os envolvidos a fazerem a sua parte. “Os comitês estão bem divididos e o projeto tem tudo para dar certo. De nossa parte, faremos tudo para apoiá-lo”, acrescentou.
De acordo com o secretário de Educação, Cláudio Ribeiro, é fundamental que as ações do pacto cheguem aos territórios que mais precisam de apoio, e essa éa missão dos comitês. “Temos que entender que as regiões não são iguais e precisamos orientar cada uma de acordo com suas particularidades. Para isso organizamos um grupo que está empenhado em mudar a cara da educação nessas regiões e, assim, transformar o cenário da educação no Pará”, afirmou.




