Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 3, na Praia do Pé da Ponte, em Aguiarnópolis, a prática de extração de material (areia), em local de preservação ambiental permanente feita pela Prefeitura Municipal. Segundo populares que estavam no local, a retirada do material seria para posteriormente se espalhada no local. A Praia do Pé da Ponte fica próximo à Ponte JK que liga Aguiarnópolis a Estreito-MA e a poucos metros da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE)
A fiscalização do Naturatins ao chegar no local, constatou a irregularidade cometida pelo município que por sua vez alegou que o licenciamento da área de recreação já se encontra em andamento, todavia nenhum documento foi apresentado aos ficais, que suspenderam as atividades, concedendo o prazo de cinco dias para que a Prefeitura apresente a documentação que alegou possuir.
A prática do município é de grande risco, já que se sabe que não será mais possível, em razão da construção da Usinada Hidrelétrica de Estreito, a ocorrência de deposito de material suficiente para a formação de praias. Em espaço de tempo curto, toda aquela área será toda descoberta, as pedras serão as paisagens do futuro. (Mouranet)




