No dia 1º de abril a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) comemora 11 anos de existência. A data será comemorada com uma série de eventos, que terão início a partir das 10h desta segunda-feira (2), seguindo durante a semana com a apresentação de várias palestras que abordarão temas relativos à saúde, além de cerimônias religiosas. Na próxima segunda-feira (9) será realizado show com o cantor Nilson Chaves. As comemorações do aniversário de fundação serão encerradas na terça-feira (10), com a celebração de uma missa.
Nesta segunda-feira (2), os servidores e usuários da fundação serão brindados com um show especial do Coral da Fundação do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. No dia 3, haverá palestra “Prevenção da Doença de Chagas”. Na quarta-feira (4) acontece a palestra “Prevenção das Doenças Renais”. Todas as palestras terão início a partir das 10h. Na quinta-feira (5), haverá o Culto da Páscoa, celebrado pelo Pastor John Moon. As comemorações pelo aniversário da FHCGV continuam no dia 9, com um show do cantor Nilson Chaves, que acontecerá no auditório “Dr. Ronaldo de Araújo”, localizado no prédio da administração do hospital. Encerrando as comemorações, no dia 10, o padre Wander da Silva celebrará uma missa de ação de graças.
Histórico
A Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) é uma instituição do Governo do Estado do Pará vinculada à Câmara Setorial de Políticas Sociais. Concluído em 2001 pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde, com resursos do Projeto Reforsus, o hospital passou de 11 mil metros quadrados para mais de 22 mil metros quadrados de área construída, tornando-se um dos mais completos do Brasil. Hoje é referência estadual em Psiquiatria, Cardiologia e Nefrologia, com excelência e humanismo. O Hospital de Clínicas tem como missão garantir atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade e apoiar o ensino e pesquisa na área de saúde.
O projeto arquitetônico teve início em 1982, mas a primeira fase de construção só começou em 1985, com recursos do Ministério da Saúde. A área escolhida para a construção do hospital era ocupada pelo Centro Comunitário Brigadeiro Eduardo Gomes, localizado na travessa Alferes Costa. A instituição foi batizado com o nome de Hospital de Clínicas Gaspar Vianna em homenagem ao grande médico e cientista paraense. Em 1987, foram inaugurados a Clínica Psiquiátrica, o Bloco de Acesso e Serviços Externos, parte do estacionamento e o Bloco de Serviços Gerais, mas só em 1989 os leitos foram disponibilizados para a população. Em 1991 foram inaugurados o Ambulatório de Especialidades e parte da Administração.
Em 1998, com recursos do Projeto Reforsus, do Ministério da Saúde e Banco Mundial, em parceria com o Governo do Estado do Pará, para conclusão, reforma e ampliação dos serviços do hospital, o investimento chegou a R$ 25,5 milhões, incluindo obras físicas e instalações, equipamentos hospitalares, móveis, equipamentos de suporte hospitalar e ainda recursos para modernização gerencial utilizados no ano de 2002. A obra física foi concluída em setembro de 2000, mas a inauguração oficial só aconteceu em 1º de abril de 2001, com a presença do então Ministrro da Saúde, José Serra. A instituição foi transformada em Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e deixou de ser um estabelecimento voltado apenas para as Clínicas Básicas e Psiquiatria.
Além de continuar como Referência em Psiquiatria, passou a ser Referência em Nefrologia e Cardiologia, oferecendo consultas e internações em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Ginecológica e Obstétrica, voltadas prioritariamente a pacientes que se encaixam no perfil das novas referências. Atualmente, a FHCGV conta com uma Unidade Coronariana, inaugurada em 2011, além do Centro de Hemodiálise “Dr.Monteiro Leite”, que entrou em funcionamento no mesmo ano e zerou a fila de pacientes renais crônicos que aguardavam vaga na rede pública de saúde para a realização de diálise.




