A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que já assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Curionópolis, na região Carajás, também vai assumir em Santana do Araguaia, na região do Araguaia. O compromisso foi firmado nesta quinta-feira, 22, entre o secretário de Integração Regional, André Farias; o presidente da Cosanpa, Eduardo Ribeiro; e o prefeito de Santana, Gilgleider Ribeiro, em audiência no gabinete da Seir. A assinatura do convênio de cooperação vai ser feita até o aniversário de 25 anos de fundação da cidade, no próximo dia 6 de novembro.
Em Santana, o abastecimento de água e o esgotamento sanitário foram terceirizados para a empresa Saneatins, na administração anterior. O atual prefeito anunciou na reunião que a empresa será distratada. O convênio que será assinado entre o governo do Estado, através da Seir, e a prefeitura terá que ser validado pela Câmara de Vereadores para a posterior assinatura de um contrato de serviço que terá duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
O município, que tem 49 mil habitantes, conforme censo do IBGE de 2007, tem como única fonte de abastecimento de água os poços artesianos que apresentam água contaminada devido à falta de saneamento básico. “Isso causa o maior problema no posto de saúde, porque muita gente adoece”, relata o prefeito Gilgleider. Alguns bairros contam com microssistemas de abastecimento, onde água também está contaminada.
Em maio passado, a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou no município a Estação de Tratamento de Água, construída em parceria com o Ministério das Cidades. O ETA realiza a captação do rio Campo Alegre, levando água de qualidade para a população. Mas, inicialmente, o serviço está atendendo apenas mil domicílios. A expectativa do prefeito é que, na parceria com o Estado, vai ser possível ampliar a rede de abastecimento e instalar também a rede de esgoto para favorecer todo o município.
Luz – O prefeito Gilgleider também comemorou com o secretário André Farias o atendimento de duas comunidades de Santana, através do Luz para Todos: Cristalino e Estrela do Pará. O Luz para Todos é o maior programa de eletrificação rural do mundo, sendo realizado pelos governos federal e estadual e pela concessionária Celpa. (Enize Vidigal)




