
Amélio Cayres (REPU), presidente da Assembleia Legislativa, participou nesta sexta, 3, da inauguração da sede da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar 2ª CIPM), em Xambioá, no Bico do Papagaio.
A 2ª CIPM atenderá nove cidades do entorno: Xambioá (cidade-sede), Araguanã, Carmolândia, Wanderlândia, Darcinópolis, Piraquê, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia. Até então, a unidade era um destacamento do 2° Batalhão (BPM), de Araguaína, e contava com 15 efetivos. Com a chegada da CIPM, este número chega a 47, entre oficiais e soldados.
Amélio destacou a importância da ação do Governo para a região. “Sabemos do comprometimento do governador, Wanderlei, com a Segurança Pública. Toda essa ação de hoje, aqui no Bico do Papagaio, em Xambioá, atende um polo que vai beneficiar diretamente, milhares de pessoas. A reestruturação que a Segurança vem experimentando por meio do Programa TP Mais Segura, é prova cabal, do compromisso do Governo com todos os setores da gestão”, disse.

A 2ª CIPM, chamada de Companhia Rio Araguaia, instituída por meio do Decreto n° 6.564, de 19 de janeiro de 2023, surge da necessidade de adequação à uma nova realidade administrativa e operacional da PMTO, a fim de atender demandas de segurança da sociedade local. Possui como principal objetivo a redução da criminalidade por meio da distribuição de efetivo nos municípios e da proteção de divisas.
A unidade será comandada pelo major QOPM, José Luís Cantanhede Coelho. Em 2021, ele assumiu o subcomando da 5ª CIPM, sediada na cidade de Tocantinópolis. “Com o programa TO Mais Seguro e a inauguração dessa Companhia Independente, conseguimos aumentar o contingente policial da unidade, de modo a prestar um serviço de excelência para a nossa sociedade”, afirmou o major.