
Em um movimento apontado por aliados, como tentativa de dar sua cara a gestão, e sair da sombra da ex-prefeita e sua madrinha política, Patrícia Evelin (PSD), o prefeito Mayck Câmara (REPU) promoveu uma série de mudanças na gestão administrativa da Prefeitura de Xambioá, no Bico do Papagaio. Publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 6, as decisões trouxeram um novo alinhamento aos setores administrativos, financeiros e institucionais da cidade.
As alterações começaram com a exoneração de Edson Medeiros Avelino Silveira, que deixa o cargo de secretário municipal de Administração e Planejamento, através do Decreto Nº 023/2025. Seguindo a sequência, o Decreto Nº 024/2025 definiu a saída de Marcus Vinícius Aguiar de Alencar da pasta da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. Na área financeira, Ana Cláudia Bertol Câmara foi exonerada do cargo de secretária municipal de Fazenda e Finanças, conforme o Decreto Nº 025/2025.
Para preencher os cargos, os decretos subsequentes oficializaram as novas nomeações. O Decreto Nº 026/2025 trouxe Marcus Vinícius Aguiar de Alencar de volta à gestão, mas desta vez como secretário municipal de Administração e Planejamento. Já a Secretaria de Saúde e Saneamento passou a ser conduzida por Ana Cláudia Bertol Câmara, nomeada no Decreto Nº 027/2025. Por fim, a Secretaria de Fazenda e Finanças recebeu a nova titular, Balduína Pereira Costa, através do Decreto Nº 028/2025.
Outro destaque foi a nomeação de Edson Medeiros Avelino Silveira, exonerado da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, e nomeado secretário de Relações Institucionais, segundo o Decreto Nº 029/2025.
Essas movimentações refletem uma reformulação estratégica, indicando um distanciamento de Mayck e patrícia. As mudanças não apenas redesenham o cenário administrativo, mas também reforçam a confiança no potencial de cada novo gestor para enfrentar os desafios de suas respectivas pastas.