O grupo de mais de 50 Câmaras Municipais que deixaram a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), nesta segunda-feira, 17, decidiram que seria melhor, criar uma nova entidade, com estatuto mais atualizado e sem problemas burocráticos.
A ideia inicial era de reestruturar a União dos Vereadores do Tocantins (UVT), primeira instituição do gênero criada no estado, mas por conta de questões e pendências jurídicas da mesma, os parlamentares decidiram criar uma nova.
A entidade terá a mesma abreviatura, UVT, só que se chamará, União dos Vereadores Tocantinenses.
O presidente será o vereador de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UNIÃO).
Entenda
Mais de 50 Câmaras Municipais tocantinenses se desligaram nesta segunda-feira, 17, da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), em virtude da falta de transparência nos processos da UVET. O presidente da nova entidade, o vereador Miguel do Cajueiro (UNIÃO), explica que as Câmaras Municipais, motivadas por incertezas no processo de eleição da gestão da UVET, decidiram unir-se para maior transparência no ambiente parlamentar do Tocantins.
A nova organização, conta com o apoio de diversos parlamentares estaduais e federais, bem como associações de vereadores de todo o país, que vêm incentivando a criação de uma nova associação para representar os vereadores do estado. A entidade está sendo criada com o objetivo de promover e representar os interesses dos vereadores, garantindo maior transparência dos processos e responsabilidade nos gastos de seus associados.