
O Comitê de Memória Institucional da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) se reuniu com a Associação Amigos do Palacinho nesta segunda-feira (10), no Museu Histórico Palacinho, para discutir a valorização do local como patrimônio cultural. O encontro abordou o fortalecimento da cooperação entre as instituições, com foco na preservação da história da emancipação do Tocantins, pesquisa e educação patrimonial.
O idealizador da associação, José Wagner Praxedes, destacou a importância da parceria para a manutenção da memória histórica do Estado. “Essa colaboração nos permite construir algo sólido e garantir que essa história não se perca. A UNITINS tem uma contribuição significativa para a sociedade”, afirmou. O diretor de Extensão da Pró-Reitoria da UNITINS, Fredson Vieira, reforçou que o trabalho conjunto é essencial para consolidar a pesquisa histórica e garantir que a memória do Tocantins seja preservada.
A coordenadora do Programa Memória Institucional da UNITINS, historiadora Marinalva Barros, ressaltou que a parceria fortalece os estudos e a difusão do conhecimento histórico. “Estamos preservando não apenas a memória da universidade, mas também do Estado. A Associação Amigos do Palacinho tem um trabalho riquíssimo e essa união potencializa ainda mais esse processo”, pontuou.
A iniciativa envolve pesquisadores e representantes das instituições para promover a conservação do patrimônio cultural e beneficiar a sociedade tocantinense. Participaram do encontro membros da UNITINS, como a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, e pesquisadores do Programa Memória Institucional, além de integrantes da Associação Amigos do Palacinho.