Café Biquito
terça-feira, 22 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Unacon reforça campanha de combate ao fumo em Tucuruí-PA

28 de agosto de 2016

Nesta segunda-feira, 29, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vitor Moutinho (Unacon), promoverá campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, hábito associado à mortalidade por diversos tipos de câncer e responsável por 90% das mortes nesse tipo de ocorrência no Brasil. A ação, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), tem objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do fumo, que causa não apenas transtornos mentais e comportamentais, como é também a principal causa de adoecimentos e mortes precoces no mundo.

“É nosso papel evidenciar os perigos do fumo e suas doenças associadas. Cerca de 30% dos cânceres não existiriam mais se as pessoas deixassem de fumar”, destaca a enfermeira oncologista Juliana Lima Oliveira, membro do GTH, destacando a importância da ação promovida pelo hospital.

No dia 29, a equipe multiprofissional da unidade estará focada nas ações de esclarecimentos aos colaboradores, pacientes e usuários dos serviços. De 14h as 17h haverá palestras sobre o tema, distribuição de material educativo e apresentação de vídeos. Às 15h, membros da equipe de enfermeiros da Unacon ministrarão palestra sobre o tema a alunos da Escola de Ensino Fundamental “Rui Barbosa”.

Apesar dos números registrados até 2015 no Pará sobre o tabagismo, o diretor executivo da Unacon, Thiarle Dassi, ressalta que ainda há o que se comemorar. “O índice de pessoas que consomem cigarros e outros derivados do tabaco é 20,5% menor que o registrado cinco anos atrás”, reforça.

A Unacon Tucuruí funciona desde abril deste ano com oferta de consultas ambulatoriais, quimioterapia, exames de análises clínicas, endoscopia e colonoscopia e ultrassonografia. A previsão é de que a partir de outubro a unidade passe a dispor de radioterapia e braquiterapia.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Motorista de carreta morre após acidente entre Goianésia e Tailândia, no PA

Próxima história

ARAGUATINS: Candidatos a prefeito tem pedidos de registro aprovados pela Justiça