segunda-feira, 24 de agosto de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

TOCANTINS: Secad pode ter chamado menos aprovados do que deveria

5
1 min de leitura

Levantamento publicado pelo Jornal do Tocantins, na coluna Antena Ligada sobre nove Diários Oficiais do Estado (DOE) após as convocações dos concursados da Saúde, realizadas em junho, constatou que o Estado realizou 426 contratos temporários de Assistentes Administrativos arregimentados pela Secretaria da Administração, no entanto, lotados na Secretária da Saúde (Sesau). Se somados os outros 116 contratados para o mesmo cargo antes das convocações, é possível obter um total de 542 assistentes na Saúde.

A lei de n° 1.588, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos Profissionais da Saúde do Estado, implica um número de 868 no quadro de funcionários na área de assistente de serviços de Saúde. No entanto, o Governo do Estado chamou, até agora, entre os concursados para esse cargo, somente 23 servidores não portadores de necessidades especiais (em janeiro do ano passado) e mais 11 portadores (agora em junho).

Levando em consideração, que no edital do concurso, no item 3.2, estabelece o percentual de 5% de vagas para portadores de necessidades especiais, com isso, o Estado deveria convocar, pelo menos, 220 aprovados que não fossem portadores.

Em nota enviada ao Jornal do Tocantins, a Secretaria da Administração disse que os cargos de Assistente Administrativo (Lei 1.534) e Assistente de Serviços de Saúde (Lei 1.588) não pertencem ao mesmo quadro de pessoal.

O texto também frisou que, em relação às nomeações de portadores de deficiência, a Secad segue, “rigorosamente”, o edital.

A nota ainda destacou que após o próximo dia 8, quando completa 15 dias para que os novos servidores do concurso da Saúde entrem em exercício, a Secad realizará um balanço geral das posses e não descarta a possibilidade de novas nomeações do quadro de reserva.

O JTo  questionou a Secad sobre o porquê de apenas 23 chamados nessa área, já que a lei que dispõe de 868 vagas ao passo que há mais de 500 contratações temporárias, no entanto, a Secad não forneceu resposta. O JTo tentou contato com o secretario da Secad, Lúcio Mascarenhas, através de seu celular, mas as chamadas foram direcionadas à caixa de mensagem. (Jornal do Tocantins)

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
cleiton
cleiton
15 anos atrás

tecnico de enfermagem chamaram muito poucos para a cidade de augustinopolis. gostaria que chamacem mais dos cadastro de reservas. Com o hospital de araguatins pronto no final do ano nos temos uma esperança de sermos chamados.

lais
lais
15 anos atrás

é um absurdo o tanto de contrato que ficou e nao fomos chamados!!!

clayton
clayton
15 anos atrás

Gostaria que publicasse a lista dos candidatos desistentes convocados para tec. de enfermagem do dia 20/06/2011, pois estou proximo dos candidatos a ser convocados. A anciedade e a esperança e muita,avontade de trabalhar e muito mais,digo isso,porque eu amo a minha profissão e faço o que eu gosto com muita dedicaçãoe carinho.como dis o ditado a esperança e a ultima que morre e eu confio plenamente no senhor todo poderoso, que eu serei convocado e realisarei o meu sonho de trabalhar no stado do TO.Desde já,agradeço,Sr.Governador e todo secretariado que os auxiliam.

Maria do Carmo Brito Costa
Maria do Carmo Brito Costa
14 anos atrás

Sou aposentada pelo Estado como Técnico de Enfermagem e agora Sou funcionária efetiva, contratada como Auxiliar de Enfermagem, pq na época houve concurso para Aux de Enf. mas na realidade sou Técnica de Enfermagem. Fiz o concurso de Técnico de Enfermagem fui chamada levei todas documentações exigidas, mas o chefe da Administração comentou que se eu fosse contrada novamente seria prejudicada perdendo todos anos de serviço.Depois consegui informações que não era assim, fiquei chateada.Voltei novamente a Secad mas informaram que já havia passado o período de apresentar-me perdi a chance de melhorar meu salário. Necessito de melhorar meu salário pois é meio puxado para mim, há mta despesa com medicamento com meus entes. Nunca pedi ajuda a ninguém sómente à Deus, mas estou pedindo a vcs a possibilidade de ser chamada novamente.Terminei o curso de Serviço Social e aguardo ansiosa o concurso.

dolores
dolores
14 anos atrás

gostaria de saber se vai chamar mais cdr p araias estou com esperamça e fe en deus .muito obrigado seu governador por aproveitar o nosso concurso.

História anterior

TOCANTINS: TJ suspende decisão que anulava calamidade

Próxima história

PARÁ: DMTU volta a atuar nas ruas de Jacundá