segunda-feira, 24 de agosto de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

TOCANTINS: Fux publica nova decisão sobre recurso de Marcelo

5
3 min de leitura

Em nova decisão divulgada ontem o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux manteve a inelegibilidade do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) baseado na Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90), na qual ele se enquadra por ter tido o diploma de governador cassado sob acusação de abuso de poder político na eleição de 2006.

Nesta nova decisão, o ministro julgou de modo diferente o recurso extraordinário interposto pelo ex-governador contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que lhe negou o registro de candidato ao Senado. Com a cassação de Marcelo, eleito com 340.931 votos, foi diplomado e empossado o terceiro colocado, Vicentinho Alves (PR), com 332.295 votos.

Como a decisão monocrática divulgada no dia 3 de maio, que acolheu e deu provimento ao recurso de Miranda ainda não havia sido publicada, Fux destacou também que a anterior continha uma omissão, que foi sanada na decisão desta quinta-feira, 18.

O recurso extraordinário interposto pelo ex-governador pede o afastamento da inelegibilidade alegando diversas inconstitucionalidades da Lei da Ficha Limpa. Em sua decisão, Fux manteve, como fizera na primeira decisão sobre o recurso, o afastamento da aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), baseado em decisão tomada pelo próprio órgão em 23 de março deste, segundo a qual a Ficha Limpa não valeu nas eleições de 2010, e mantém a inelegibilidade com base na Lei das Inelegibilidades.

O ministro afastou todas as argumentações de que a decisão do TSE qua barrou Marcelo seria inconstitucional e observou que a única violação à Constituição constatada na decisão do tribunal “consiste em considerar aplicável ao recorrente, ao indeferir o registro de sua candidatura ao pleito de 2010, o prazo de inelegibilidade de oito anos”.

Esse prazo está previsto na nova redação da alínea “h”‘ do inciso I do artigo 1º da Lei das Inelegibilidades. Esse prazo, segundo decidiu o ministro se encontra em desarmonia com o entendimento firmado pelo STF.Ao decidir, Fux afirmou que a inelegibilidade de Miranda decorre não só da aplicação da Lei da Ficha Limpa, mas também da redação anterior da  Lei das Inelegibilidades. E este prazo “deveria se limitar a três anos”, destacou o ministro, ao conhecer e dar provimento monocrático ao recurso extraordinário, reformando a decisão do TSE exclusivamente para afastar a aplicação às eleições de 2010 das disposições introduzidas na Lei das Inelegibilidades pela Lei da Ficha Limpa. Ainda cabe recurso no próprio STF.

Primeira

Após a primeira decisão de Fux, na qual acolheu o recurso de Miranda, o ex-governador falou ao Jornal do Tocantins que iria pedir a posse no Senado. Ontem, o JTo tentou ouvi-lo sobre a nova decisão de Fux, mas as ligações para o seu celular foram direcionadas para a caixa de mensagem.

Outro lado

Conforme sua assessoria, o senador Vicentinho Alves (PR), não pode falar sobre esta questão em razão de agenda de compromisso. Porém, a informação passada foi que ele acatou a decisão com muita humildade e sem tripudiar de ninguém e agradeceu ao povo tocantinense pelas orações feitas para ele neste momento de atribulação.

Ainda segundo a assessoria, a notícia é motivo para Vicentinho se dedicar ainda mais em seu trabalho pelo Estado. Na noite de ontem, o senador, familiares e amigos foram à uma missa para agradecer o restabelecimento da verdade.

Trecho da decisão

“Em suma, a única violação à Constituição constatada no acórdão recorrido consiste em considerar aplicável ao recorrente, ao indeferir o registro de sua candidatura ao pleito de 2010, o prazo de inelegibilidade de oito anos previsto na nova redação da alínea ‘h’ do inc. I do art. 1º da LC nº 64/90, segundo a nova redação que lhe conferiu a LC nº 135/2010, o que se encontra em desarmonia com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal no leading case citado acima. Mas a verdade é que a conclusão pela inelegibilidade, in casu, decorre não só da aplicação da Lei da Ficha Limpa, mas também da redação anterior do citado dispositivo legal, como frisou o acórdão recorrido (fls. 1054, 1057, 1060 e 1073) e como restou explicitado na decisão que admitiu o recurso extraordinário (fls. 1431), com a única ressalva de que, de acordo com o texto original da LC nº 64/90, tal prazo deveria se limitar a três anos. Ex positis, com fundamento no artigo 557, § 1º-A, do CPC, conheço e dou provimento monocrático ao recurso extraordinário, reformando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral no Recurso Ordinário nº 602-83.2010.6.27.0000 exclusivamente para afastar a aplicação às eleições de 2010 das disposições introduzidas na LC nº 64/90 pela Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/10).” (Jornal do Tocatins)

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
CACHORRO LOUCO
CACHORRO LOUCO
15 anos atrás

Cader os modebas de Itaguatins,soltem foguetes bandos de analfabetos,voces tão bom é de ir pra escola kkkkkkk

linha correta
linha correta
15 anos atrás

hoje o PT e o PMDB no Brasil, se tornou uma quadrilha de bandido das mais perigosa, e a faculdade é lá em Brasilia é a maior do mundo, com 513 deputados, 81 senadores um governado, 7 ministro, e 602 na espera pra assumir uma vaga, isso só em Brasilia, ai vem as istenções lotada de prefeitos, deputados estaduais, governadores, e veriadores, haja bandido se especializando, ninguém que mais trabalhar é só entrando na política.

FICHA LIMPA ARAGUATINS
FICHA LIMPA ARAGUATINS
15 anos atrás

ô sr marcelo tinha uns abestado lá em araguatins torcendo por você, e agora.

Será que a escola la de santa tereza municipio de araguatins vai ser subterrânia o baldrame ja está coberto de areia.
estes ministros tinha que casar o prefeito de araguatins as ruas da cidade estão mais emburacado do que taba de pirulito, e os babão tambem (vereadores)

JOCHEN
JOCHEN
15 anos atrás

È verdadeos políticos estão se especializando na bandidagem, mas é em praticamente todos os partidos, todos querem tirer proveito, levar nos bolsos dinheiro público!!! Isso é uma vergonha e o pior que se reelegem, pra mim o mais discarados de todos se chama Eduardo Gomes, do tráfico de ambulâncias!!! Vergonha!

Ja
Ja
15 anos atrás

Um ladrão desse, só isso não basta!Põe ele na cadeia.

História anterior

PARÁ: Policiais fecham mais um ponto de tráfico de drogas em Santarém

Próxima história

MARANHÃO: Suspeitos de participar de assalto são presos com R$ 15 mil em Imperatriz