
Líderes da Igreja Católica no Tocantins, entre eles o bispo de Araguaína e administrador Apostólico de Tocantinópolis, Giovane Pereira de Melo apresentaram nesta quinta-feira, 2, ao governador Wanderlei Barbosa, obras e projetos sociais e culturais realizados pelo segmento religioso em benefício da população do Estado. A ação social Jesus de Nazaré, as obras realizadas pela Pastoral da Criança, o funcionamento de duas escolas agrícolas, a encenação da Paixão de Cristo e a celebração da Romaria do Bonfim também estiveram entre os temas tratados.
O Arcebispo de Palmas, Dom Pedro de Brito Guimarães, aproveitou o encontro para apresentar ao Governador, líderes religiosos recém-nomeados para as dioceses no Tocantins e para reforçar a importância da parceria com o Governo do Estado.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa consignou o apoio institucional à tradicional celebração da Romaria do Bonfim. “A festa do Bonfim integra o calendário religioso e do patrimônio cultural do Tocantins. O Governo do Tocantins está presente com apoio logístico e operacional na segurança e já vamos estabelecer uma agenda de preparação para o Bonfim com os líderes religiosos”, ressaltou.
Em 2022, o Governo do Tocantins destinou, ao município de Natividade, R$ 600 mil em recursos para a realização da Festa do Bonfim e disponibilizou 250 servidores da Segurança Pública para ações de apoio logístico e operacional. A Festa do Senhor do Bonfim é a mais antiga celebração religiosa do Tocantins, que acontece na região de Natividade há quase 300 anos e atrai milhares de peregrinos no período de festa.
Participaram da visita ao Governador, o bispo de Porto Nacional, José Moreira da Silva; o bispo de Araguaína e administrador Apostólico de Tocantinópolis, Giovane Pereira de Melo; o bispo de Cristalândia, Wellington Queiroz; o bispo de Miracema, Philip Dickmans; e o responsável pela ação social Jesus de Nazaré no Tocantins, Jocel Santiago.