Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

TOCANTINÓPOLIS: Dia de Finados movimenta cemitérios

3 de novembro de 2017

O dia ensolarado desta quinta-feira (2), foi de muitas homenagens nos cemitérios de Tocantinópolis. Seguindo a tradição no Dia de Finados, centenas de pessoas tiraram um tempinho para prestar homenagens nos campos-santos, levar flores, acender velas e fazer orações aos entes queridos.

Limpeza

Na semana anterior ao dia dedicado aos falecidos, a Prefeitura de Tocantinópolis promoveu mutirão de limpeza nos três principais cemitérios da cidade. As equipes fizeram capina, poda de arvores, roçagem, manutenção de passarelas, recolhimento de entulhos, pintura e varrição. Os serviços visaram dar maior conforto, segurança e fluidez às famílias no momento da visita aos túmulos.

Missas

A Paroquia Nossa Senhora da Consolação preparou uma programação especial para o Dia de Finados. Celebrações eucarísticas foram realizadas nas três necrópoles. Pela manhã o Pe. Edmar Silva celebrou missa no cemitério Central. No período da tarde, tanto no cemitério do Alto Bonito como no Nossa Senhora da Consolação houve missa simultaneamente.

No Alto Bonito, o ato litúrgico fora celebrado pelo padre Miguel Duarte. Já no maior campo-santo do município, a cerimônia eucarística foi presidida pelo bispo Dom Giovane. Carregadas de flores e velas, as centenas de pessoas que prestaram tributo aos familiares e amigos, aproveitaram o momento para participar das celebrações religiosas.

Independente da interpretação religiosa, o dia de hoje é destinado a saudade. Essa palavra que estará sempre presente em nossos corações ao relembrarmos aqueles que amamos e que não estão presentes fisicamente, mas continuarão vivos eternamente em nossos corações.

Renda extra

O dia de Finados não é apenas uma data para relembrar entes queridos. Muitos vendedores enxergam no feriado uma oportunidade de renda extra. A frente do cemitério Nossa Senhora da Consolação, por exemplo, virou um ponto de comercialização para ambulantes. Com o movimento intenso, os vendedores aproveitaram a oportunidade para comercializar flores, velas, arranjos, jarros, coroas e demais enfeites fúnebres. (Dirceu Leno)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Combustível subiu mais de 30 centavos e assusta condutores de Marabá e Parauapebas, no PA

Próxima história

ARAGUATINS: Ex-candidato a deputado é preso com veículo clonado