Café Biquito
quinta-feira, 17 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

SÍTIO NOVO: Família denuncia que idosa morreu após receber sangue incompatível no Hospital Regional de Augustinópolis

22 de maio de 2026

A morte da idosa Iraci Borges dos Santos, de 78 anos, moradora de Sítio Novo, no Bico do Papagaio, passou a ser investigada pela Polícia Civil após familiares denunciarem suposto erro em transfusão sanguínea realizada no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). Segundo a família, a paciente estava internada desde o dia 28 de março para tratamento de pneumonia e problemas cardíacos, quando teria recebido, no dia 15 de abril, uma bolsa de sangue incompatível com seu tipo sanguíneo. De acordo com a denúncia registrada na delegacia, Iraci seria do tipo O positivo, mas o material administrado no hospital estaria identificado como A positivo.

A suspeita surgiu após a própria filha da paciente desconfiar do procedimento e fotografar a bolsa de sangue antes do término da transfusão. Conforme relato da família, minutos depois um profissional do laboratório interrompeu a aplicação. Na sequência, a idosa teria apresentado agravamento imediato do quadro clínico. Os familiares também afirmam que houve demora no atendimento de emergência após as complicações, situação que aumentou ainda mais a revolta dos parentes diante da morte da paciente.

O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio culposo com aumento de pena por inobservância de regra técnica. A investigação busca esclarecer se houve falha nos protocolos hospitalares, possível erro de conferência laboratorial e eventual responsabilidade de profissionais envolvidos no atendimento. Até o momento, não houve divulgação pública de laudos conclusivos sobre a causa da morte nem posicionamento detalhado da Secretaria de Estado da Saúde sobre as acusações apresentadas pela família.

História anterior

Justiça manda Estado reestruturar IMLs de Araguatins e Tocantinópolis após falhas graves

Próxima história

SÃO MIGUEL: Tribunal do Júri condena dupla por matar rival e esconder corpo em cova rasa