
O cenário político no Bico do Papagaio começa a se movimentar com a possibilidade de vários ex-prefeitos da região lançarem suas pré-candidaturas a deputado estadual. Pelo menos sete ex-gestores que encerraram seus mandatos no ano passado são cotados para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Tocantins.
Entre os nomes mais comentados estão Paulo Gomes (PSD), de Tocantinópolis; Patrícia Evelin (PSD), de Xambioá; Professor Adriano (PSD), de São Sebastião; Jackson Soares (PSD), de Darcinópolis; e Ho Che Min (PSD), de Praia Norte. Esses ex-prefeitos não escondem o desejo de entrar na corrida eleitoral e fortalecer suas trajetórias políticas.
Já Alexandre Farias (UNIÃO), de Sítio Novo, está incluído na nominata do partido União Brasil, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre suas intenções eleitorais. Por outro lado, Dr. Armando (PP), de Esperantina, chegou a cogitar a candidatura, mas seu projeto estava condicionado à vitória de seu filho, Dr. Fialho (PDT), em São Miguel, e de seu genro, Dr. Guilherme (PODE), em Augustinópolis. Com as derrotas eleitorais dos dois, seu interesse esfriou, embora a possibilidade ainda não esteja completamente descartada.
Nos bastidores políticos, há grande expectativa quanto à abertura de espaços para novas lideranças na região. Isso se deve à possibilidade de Amélio Cayres concorrer ao Governo do Estado e de Jair Farias disputar uma vaga na Câmara Federal. Caso ambos avancem nesses projetos, um espaço político significativo pode se abrir, favorecendo a renovação das lideranças no Bico do Papagaio.