Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

RIACHINHO: Trabalhadores da Educação fazem passeata durante sexto dia de greve

15 de abril de 2019

Servidores da educação de Riachinho, no norte do estado, entraram no sexto dia em greve por melhorias salariais. Na manhã desta segunda-feira (15), eles fizeram passeata pelas ruas da cidade. O protesto teve o apoio de mães e pais de estudantes da rede municipal.

Os profissionais alegam que a prefeitura reduziu há cerca de um ano e meio o salário dos profissionais da educação em 20%. Eles estariam sem reajuste, recebendo os mesmos salários praticados em 2014.

Segundo o diretor do Sintet de Araguaina, Wender Lopes Brandão, os profissionais reivindicam pagamento do percentual de reajuste de correção dos salários na data base retroativa ao ano de 2014. O pagamento do piso salarial nacional aos professores e a reestruturação e implementação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS).

Além disso, servidores da educação manifestam também por melhorias na infraestrutura das escolas do município.

A professora Antônia Reis participa da greve dos servidores, e segundo ela, a paralisação deve continuar até que os pedidos sejam atendidos.

“A classe dos servidores está firme, não vamos desistir até a segunda ordem, ou seja, até o cumprimento integral do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) na câmara. Pedimos que o plano seja aprovado”, comentou.

A Secretaria de Educação disse que não irá se manifestar sobre o assunto por enquanto. 

No início de março trabalhadores da educação fizeram uma paralisação na frente da Prefeitura de Riachinho. No final do mês, uma assembleia geral foi realizada, e a categoria fez uma proposta para o município devolver o percentual que foi retirado dos salários.

Foi definido um prazo de 72 dias para que o município desse uma resposta. A prefeitura não deu nenhum posicionamento na época. Por isso, profissionais da educação decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. (G1)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

TJ do MA anuncia concurso público para este ano

Próxima história

Lavrador que mora abaixo de represa que ajudou a construir entre Darcinópolis e Palmeiras diz ter medo de rompimento