Café Biquito
terça-feira, 22 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Presença do Estado em Serra Pelada reafirma compromisso do interventor da COOMIGASP com a classe garimpeira

3
27 de novembro de 2013

DSC_5484

No último sábado, 23 de novembro, o interventor da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), Marcos Alexandre Mendes fez a segunda visita oficial ao projeto da Nova Serra Pelada, no município de Curionópolis.

Desta vez a ida até a vila dos garimpeiros, onde na década de 1980 funcionou o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo, foi acompanhada de secretários do governo do Pará. David Leal, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM); Heitor Pinheiro, secretário de Estado de Assistência Social (SEAS), e José Colares, secretário de Meio Ambiente (Sema), fizeram parte da comitiva. Representantes do Ministério Público do Pará e o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Pará, João Bosco, também acompanharam a o interventor Marcos Alexandre.

Antes se seguirem para Serra Pelada uma reunião aconteceu em Curionópolis, onde principalmente garimpeiros da região ouviram da comitiva o objetivo da visita.

A chegada em Serra Pelada foi por volta de meio dia e nem mesmo a chuva forte tirou o ânimo de centenas de garimpeiros que aguardavam ansiosos a chegada do interventor e da comitiva na sede da COOMIGASP.

Após os discursos das autoridades foi a vez dos garimpeiros apresentarem para a comitiva seus anseios em relação ao projeto da Nova Serra Pelada e os problemas sociais enfrentados pela comunidade, como melhor assistência nas áreas de sáude, educação e saneamento básico.

Heitor Pinheiro, da SEAS, disse que o Governo do Pará fará ações imediatas na comunidade. “Precisamos melhorar o atendimento em saúde e na educação com urgência. Para isso uma equipe do Governo vai ficar alguns dias aqui em Serra Pelada para gerar um relatório de todas as demandas”, ressaltou o secretário. Os garimpeiros ficaram contentes com a presença da comitiva e prometeram cobrar do Estado melhorias nos serviços públicos na comunidade.

Após a conversa com os garimpeiros a comitiva foi conhecer as instalações da Mineradora Colossus que vai explorar mina de ouro de forma mecanizada em Serra Pelada.

“Essa visita mostra o compromisso que temos com a classe garimpeira que há mais de 30 anos espera uma mudança de vida e essa mudança começa agora. O Estado precisa assistir essa população que por muito tempo esteve esquecida”, disse o interventor da COOMIGASP, Marcos Alexandre Mendes. (Mara Góes)

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Adiniz
12 anos atrás

Há muitos anos que acompanho esta luta infalível dos garimpeiros ; e para que Eles tenham uma esperança na verdade, è que se adiantar qualquer quantia para as famílias garmpeiras , eles conformam que realmente irão receber os seus direitos financeiros …que até hj foram em vão. Nem que seja 500 ou mil reais nas contas desse povo sofrido …obg..

paulim
paulim
12 anos atrás

de 4 em 4 anos, Eu ouço esse lenga lenga, por parte dos puliticos do estado do pará e do maranhão, isso tudo e porque no próximo ano havera eleições. Dai, governador, deputados estadual e federal e senadores, todos tira sua fatia de votos c/ essas falças promessas de assistência aos garimpeiros. veja bem de novembro em diante de 2014 depois das eleições ninguém vai ouvir falar em sera pelada e né em garimpeiros. A no ser dO PRESIDENTE DA GOOMIGASP. do desvio de dinheiro;
Em quanto isso o tempo vai passando e, os garimpeiro vão morendo e nunca o dinheiro delis sai: talvez o bisneto ou tataranetos vão se beneficiar deste dinheiro;

evaldo
evaldo
12 anos atrás

Taí uma mudança geral em todos os sentidos, na questão social, financeira, responsabilidade, honestidade, compromisso, e a maior de todas a qualificação de quem tá comandando tudo isso, pois agora esse ai veio pra organizar essa malandragem que só vivia de mão em mão, agora temos técnicos na coomigasp para acompanhar os trabalhos, amém…….

História anterior

SAMPAIO: Inscrições para vestibular Uniseb Interativo estão abertas

Próxima história

Polícia Civil faz operação e cumpre 23 mandados em Araguaína