domingo, 30 de agosto de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Prefeito e vice de Taipas tem mandatos cassados

1 min de leitura

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins negou provimento aos Embargos de Declaração no Recurso Eleitora nº 410-07, confirmando a sentença do Juízo da 25ª Zona Eleitoral que julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) em desfavor de Orlando Proência e Jefferson Antunes de Carvalho por prática de conduta vedada e de abuso do poder político, condenando-os à cassação dos diplomas, respectivamente, de prefeito e vice-prefeito de Taipas do Tocantins.

Na sentença o prefeito e vice foram condenados ao pagamento de multa no valor de 40 mil UFIRs e  inelegíveis por 8 anos. Com a decisão ficou determinando a imediata execução do acórdão, com a realização de eleições suplementares que deverão ser realizadas dia 1º setembro.

A decisão também vedou a participação de Orlando Proência e Jefferson Antunes de Carvalho nas novas eleições.

De acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral, a nulidade dos votos representa mais de 50% dos votos apurados no município de Taipas. O segundo colocado no município Joaquim Carlos Azevedo obteve 644 votos, perfazendo 41,65% dos votos válidos. Já Orlando Proência obteve 902 votos, (58,34% dos votos válidos).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Lançada oficialmente a 2ª Feira da Beleza de Imperatriz

Próxima história

TO perderá 25% dos repasses com novas regras do FPE