
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, anunciou nesta quarta-feira (7) a prorrogação da gratuidade no transporte coletivo da capital até o dia 20 de maio. A medida busca evitar longas filas e transtornos à população enquanto segue o processo de emissão dos novos cartões de transporte, que enfrenta atrasos devido à transição de sistemas entre a gestão anterior e a atual operadora. O prazo inicial previa o fim da gratuidade em 11 de maio.
Segundo o prefeito, os dados necessários para migração dos créditos ainda estão sendo repassados pela antiga empresa responsável pelo sistema, o que tem causado lentidão no atendimento. A expectativa é que, com a regularização dessas informações, os cartões possam ser entregues com mais agilidade. “Não vamos deixar a população passar horas em filas. É inaceitável”, declarou Siqueira Campos, justificando a extensão do benefício.
Para reforçar o atendimento, o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho foi incluído como novo ponto de emissão dos cartões, operando com 15 guichês e funcionamento diário até o dia 20, inclusive nos fins de semana. O mutirão inclui ainda outros três locais de atendimento, com expediente das 8h às 18h, em sistema ininterrupto.
Durante a coletiva, o prefeito também destacou a estreia da nova frota de transporte público, composta por 154 ônibus zero-quilômetro e 10 vans acessíveis, equipadas com Wi-Fi, câmeras e tomadas para celulares. Com isso, Palmas se torna a única capital brasileira com 100% da frota renovada. A operação do sistema está sob responsabilidade da empresa Sancetur, contratada emergencialmente. A tarifa de R$ 4,85 começará a ser cobrada a partir de 21 de maio.