Café Biquito
domingo, 20 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Nível do Rio Tocantins sobe e preocupa moradores em Imperatriz-MA

27 de janeiro de 2016

rio

O nível do rio Tocantins começou a subir e já preocupa os moradores ribeirinhos que vivem no município de Imperatriz. O nível aumentou cinco metros e já começou a mudar a rotina das balsas que fazem a travessia de veículos e passageiros. As embarcações que operam agora são menores para facilitar o sobe e desce na área mais estreita.

A Defesa Civil concluiu o cadastramento das famílias, e agora faz o monitoramento do nível da água. Com aumento do volume de água nas hidrelétricas de Estreito e Lajeado, o maior temor dos ribeirinhos, neste momento, é a proximidade da água dentro e fora de suas residências.

A vendedora Rosimar da Costa diz que sabe do perigo da cheia no rio, mas não se mudará mesmo podendo perder o seu lar. “O ribeirinho que mora aqui é porque gosta daqui. Ninguém nunca me tirou daqui para me levar para lugar nenhum. Eu sempre fico aqui. Tenho a minha casa ali em cima. Eu fico na minha casa”.

O comerciante Antônio Timóteo afirma que está precavido, caso a sua loja de móveis e eletrodomésticos, situada em uma área que costuma alagar, seja alvo das enchentes. “Eu bati uma laje e a água chegando vamos colocar os móveis em cima e aguardar a água baixar para descer e continuar trabalhando. Já fui avisado pela a Defesa Civil e já estou em alerta”, finaliza.

Até o momento, 519 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil. Os abrigos e a logística para a remoção dos ribeirinhos, em caso de enchente, segundo o órgão, já estão sendo providenciados.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Em Rondon do Pará, vítimas de erosão pedem ações do poder público

Próxima história

Juiz Marlon Reis defende tese de doutourado, na Espanha, sobre a Lei da Ficha Limpa