Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Nível do Rio Tocantins sobe e deixa ribeirinhos em estado de alerta

23 de dezembro de 2013

Sem títuloO nível do Rio Tocantins subiu quase cinco metros acima do normal e deixou ribeirinhos em estado de alerta. Os motivos foram as chuvas que transbordaram os riachos e o aumento da vazão na hidrelétrica de Estreito.

O nível do rio já subiu quatro metros e 70 centímetros. O volume da vazão de água da usina hidrelétrica de Estreito deve chegar a 8 mil metros cúbicos por segundo, nas próximas 72 horas. “O rio está tendo um diferenciamento no seu nível. No domingo, por volta das 17h, ele estava com uma medida e, hoje, já está acima. Isso mostra que ele está se modificando”, explicou Francisco das Chagas, superintendente da Defesa Civil.

Segundo Francisco das Chagas, todos os riachos que cortam a cidade transbordaram depois da chuva de domingo (22). A equipe vai monitorar o nível rio e informar sobre o risco de alagamentos.

Além de receber diariamente as informações do volume de água liberado pela usina hidrelétrica de Estreito, a defesa civil do município verifica, embaixo da ponte, o nível do rio e também recebe informação on line por meio da régua telemétrica.

A Defesa Civil deve começar o cadastramento das famílias no começo do mês de janeiro. O início será no dia 2 para quem mora nos bairros da Caema, Beira Rio, Curtume e Vila Leandra.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Pessoas ficam feridas em queda de aeronave em Mosqueiro

Próxima história

Missa de 7º dia de João Ribeiro será celebrada em Araguaína nesta terça-feira