Café Biquito
domingo, 20 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

MARABÁ: Defesa Civil orienta que famílias aguardem comunicado oficial para retornarem para casa

31 de janeiro de 2022

A régua fluviométrica que mede o nível do Rio Tocantins, na manhã desta segunda (31), está em 10,53 metros, uma baixa de 2,57 metros nos últimos dez dias e todas as ruas da Marabá Pioneira já encontram-se fora d’água. Porém, a Defesa Civil do município continua em alerta.

De acordo com Jairo Milhomem, há a possibilidade de um novo repique, subida no nível do rio e alagar novamente as áreas. “Estamos ainda no período das cheias, nada acabou. Está chovendo muito nas cabeceiras do rio então a orientação é que as pessoas não retornem ainda para suas residências e aguardem um comunicado oficial para que se faça um retorno seguro”, informou Jairo Milhomem.

A Defesa Civil municipal informou também que toda infraestrutura foi montada nos abrigos para o atendimento às famílias como energia e água. A prefeitura, através da Secretaria de Obras, construiu 21 abrigos em todos os núcleos da cidade e mais de 950 famílias estão nos abrigos públicos.

A enchente deste ano chegou a 13,10 metros acima do que a Defesa Civil considera como o leito normal do rio, atingindo mais de trinta bairros e desabrigando e desalojando mais de 6 mil famílias. Muitas famílias ficaram ilhadas morando no piso superior das casas.

Nos abrigos a Defesa Civil realiza a distribuição de cestas básicas e outros atendimentos assim como a secretaria de assistência social e secretaria de saúde com ações de atendimento médico e de enfermagem, distribuição de medicamentos com prescrição médica e atendimento psicológico.

Nas ruas que foram alagadas, as equipes de limpeza do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) continuam o trabalho de retirada de entulhos das vias. São mais de 100 pessoas envolvidas neste trabalho e também máquinas, como caçambas e tratores.

“Estamos com equipes em todos os bairros onde alagou para fazer a retirada do entulho e fazendo um mutirão de limpeza na semana passada o tempo ajudou e adiantamos muito o trabalho e essa semana pretendemos finalizar”, informou Odilon Cerqueira, Chefe da Limpeza Pública Urbana do SSAM. (Victor Haôr / Fotos: Paulo Sérgio)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

IMPERATRIZ: Obras irregulares em área de risco no bairro Ouro Verde são interditadas

Próxima história

MARABÁ: Mutirão vacina crianças em 5 diferentes pontos da cidade