Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Ibama fiscalizará retirada de madeira de Belo Monte

22 de maio de 2012

Equipes de fiscalização do Ibama realizaram, na semana passada, vistorias aéreas e terrestres nos sítios de construção da usina hidrelétrica Belo Monte, para elaborar o plano de fiscalização da exploração das Autorizações de Supressão da Vegetação na obra. A ação visou a coleta de dados e imagens das rotas oficiais de escoamento de madeira e lenha, bem como pontos sensíveis para possíveis intervenções de infratores externos à obra.

A fiscalização vai acompanhar a extração do material das áreas a serem alagadas e a destinação correta do produto, com o objetivo de impedir a geração e comercialização de créditos fictícios de madeira para o mercado ou qualquer outro tipo de irregularidade.

Estão previstas vistorias técnicas em toda a madeira e lenha que for esplanada em pátios de estocagem para, posteriormente, serem gerados os créditos no sistema de Documento de Origem Florestal (DOF). Após a inserção dos créditos no sistema, o empreendedor poderá receber o DOF para transportar o produto até o primeiro destino que irá beneficiar a madeira ou utilizar a lenha. No momento do transporte, todas as cargas e destinos serão fiscalizados, com o objetivo de garantir que somente madeira e créditos legais saiam da obra para o mercado madeireiro.

Durante todo o processo de retirada e comercialização de madeira e lenha, serão feitas análises rotineiras de movimentação nos sistemas DOF e Sisflora, com o objetivo de analisar possíveis irregularidades praticadas quando a madeira ou lenha já estiverem no mercado. “A ação completa de fiscalização, da retirada da madeira até seu consumo, é importante para garantirmos a legalidade da madeira extraída da área que será alagada na usina de Belo Monte”, comentou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Ramiro Martins-Costa. (Ascom/Ibama)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Governadora leva obras e serviços a municípios do Sul do Maranhão

Próxima história

Governo do Estado convoca 267 concursados para a Seduc