terça-feira, 25 de agosto de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Governo diz que Tocantins tem número de mamógrafos suficientes

1 min de leitura

Quanto mais cedo um câncer de mama é descoberto, maior a eficácia do tratamento, o que aumenta a importância das mulheres realizarem o autoexame. Porém, a mamografia ainda é o exame ideal para a detecção precoce do câncer de mama. Para isso, o Tocantins possui 10 mamógrafos, sendo 06 disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme parâmetros do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este número de mamógrafos é suficiente para atender a população do Estado, pois é preconizado um aparelho para cada 240 mil habitantes. Além disso, o Estado possui ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, como também orientações e exame clínico das mamas, realizado nas unidades básicas de saúde dos municípios.

Caso seja diagnosticado algum nódulo ou alteração nas mamas, a paciente deverá ser encaminhada às unidades especializadas de referência em diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer da mama (média complexidade). Essas unidades realizam Biopsias (PAAF / PAG), e alguns exames complementares. Caso seja diagnosticado como benigno, a unidade realizará o tratamento e também a cirurgia. Porém, caso seja do tipo maligno, a paciente deverá realizar tratamento nas Unacons – Unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Araguaína ou Palmas.

Já as unidades especializadas de referência em diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer da mama estão localizadas no Ambulatório do Hospital de Augustinópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas de Araguaína, Ambulatório Evangélico de Palmas, Policlínica de Gurupi e Dianópolis.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Governo sanciona Lei Estadual das Micro e Pequenas empresas

Próxima história

Homem é condenado por trazer mercadorias irregulares do Paraguai