Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Exposição de bonecas Ritxoko é encerrada com sucesso

9 de maio de 2012

Centenas de pessoas visitaram a exposição da boneca indígena Ritxoko, encerrada na sexta-feira, 4, no hall do auditório do Palácio Araguaia, organizada pela Secretaria de Estado da Comunicação, através das Coordenações de Artes Plásticas e de Assuntos Indígenas. A mostra foi iniciada no dia 19 de abril como parte das comemorações do dia do índio.

De acordo com a coordenadora Narúbia Werreria, a exposição pode ser considerada um sucesso não somente de público, como também por haver surpreendido as pessoas  pela beleza das peças expostas que retratam a riqueza da cultura indígena.

Produzidas artesanalmente pelas mulheres indígenas da etnia Karajá da Ilha do Bananal, as bonecas Ritxoco, que este ano foram certificadas pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como patrimônio cultural do Brasil, são além de obras de arte, um retrato de todos os hábitos tribais que compõem a cultura indígena Karajá, e podem ser expostas na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de janeiro no próximo mês de junho.  Segundo Narúbia, já estão em andamento as negociações para levar ao público da Conferência “uma nova perspectiva da cultura indígena com o encantamento causado pelas bonecas Ritxoco”.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

HGPP realiza mobilização alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

Próxima história

Candidatos do Concurso do Quadro Geral têm até 6ª para ingressar recurso