Café Biquito
quarta-feira, 23 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Expansão da Ferrovia Carajás, no Pará, deve gerar 1.500 empregos

12 de novembro de 2013

Sem títuloA expansão da Ferrovia Carajás, em Marabá, no sudeste do estado, deve gerar mais de 1.500 contratações e ampliar a capacidade de transporte de minérios. A expectativa é que a obra atraia fornecedores para a região.

A linha férrea passa em vários bairros da cidade de Marabá e, por isso, muretas de contenção serão construídas no perímetro urbano para evitar que as pessoas cruzem a linha do trem fora das passarelas.

O trecho em obras para a expansão está na fase de terraplenagem. Essa primeira frente de trabalho de expansão da ferrovia é de 30 quilômetros e, devido à obra, estão sendo investidos R$ 26 milhões no município em serviços e locações.

Ao todo, mais de 1.500 pessoas vão trabalhar na expansão e 87% da mão de obra serão formados de paraenses. Só em Marabá, serão geradas mais de 700 contratações.

A Ferrovia Carajás tem 892 quilômetros entre os municípios de Parauapebas e São Luís, no Maranhão. Com a expansão, uma segunda linha férrea está sendo construída paralela a que já existe para aumentar a capacidade de transporte de minério. A previsão é que a obra seja concluída em 2018, mas a preocupação é manter a geração de empregos na região.

Uma reunião entre representantes da Vale e empresários do sudeste do estado discutiu propostas como a reativação do polo industrial de Marabá e a criação de um entreposto para escoar a produção de grãos.

Segundo o secretário estadual e indústria, comércio e mineração, David Leal, os investimentos devem atrair fornecedores. “Esse é um potencial muito grande de geração de emprego e renda para atrair fornecedor que hoje está em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esses fornecedores precisam vir para cá gerar emprego e renda”, explica.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Polícia Militar do Maranhão tem novo comando

Próxima história

Suspeitos de participar de ataques contra a polícia são apresentados