
Morreu nesta quarta-feira, 8, o ex-prefeito de Brasilândia e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio Felipe de Miranda, 62 anos. Ele sofreu um infarto quando estava em sua propriedade rural.
A presidência atual da ATM disse que a gestão de João Emídio à frente da entidade foi marcada pelo retorno da representatividade institucional em defesa dos Municípios tocantinenses perante os governos e as instituições públicas e privadas. Cobranças aos demais entes federativos relacionadas aos programas conveniados, acompanhamento de alterações legislativas de impacto aos Municípios, em âmbito estadual e federal, além de fomentar e favorecer as potencialidades dos Municípios, dotando-os de mecanismos para o desenvolvimento local e, por fim, a modernização das gestões municipais e a capacitação de servidores, foram importantes ações da gestão João Emídio.
Com seu tom conciliador e sua voz serena, João Emídio cativou prefeitos e prefeitas por todo o estado, fortalecendo a união dos gestores em prol dos Municípios e suas populações.
João Emídio foi responsável por estruturar o município de Brasilândia, com a implementação de escolas, UBS, asfalto, creche e espaços esportivos. Além disso, foi premiado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em três edições, honraria concedida pela organização não-governamental Ação Fome Zero.
Foi secretário de Estado da Articulação Política em 2017.
Natural de Tupiratins, João Emídio deixa filhos e netos.