Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Em Marabá, rio Tocantins ultrapassa o nível de alerta de dez metros

2 de abril de 2013

Em Marabá, no sudeste do estado, o rio Tocantins ultrapassou o nível de alerta que é de 10 metros. O rio que corta a maior parte da cidade começou a invadir ruas e casas nas áreas consideradas de risco, com a marca de 11 metros.

Quase cem famílias já tiveram que sair das suas residências e foram encaminhadas para abrigos da cidade. As famílias atingidas pela enchente e atendidas pela Defesa Civil são encaminhadas para abrigos provisórios. Um dos espaços tem capacidade para atender até 120 famílias.

Claudenor Brito mora na mesma rua desde criança e diz que todos os anos vive a mesma situação. “A gente já sabe que todo ano, essa época, a gente tem que sair”, disse.

O mecânico Valteir de Souza está no abrigo com a família há nove dias. Ele conta que a enchente deste ano o surpreendeu. “Muita agonia, muita gente na avenida Pará já embalando seus pertences e aí quando ela [a enchente] vem assim, a única maneira que tem é a gente sair”, disse.

A dona de casa Sheila Alves Jesus também está no abrigo e reclama que as crianças estão sendo prejudicadas pela falta de transporte escolar. “Não sei como vamos fazer, não temos como ir nem dinheiro para levar todo dia”, disse.

O coordenador da Defesa Civil, Márcio Costa, informou que o rio está subindo, em média, 16 centímetros por dia e que o órgão vem se preparando para atender todas as famílias.

“A secretaria de saúde também já foi acionada para atender os desabrigados. Estamos solicitando à secretaria de educação um ônibus para o transporte escolar, porque essas crianças vêm na Nova Marabá, que é o lugar mais atingido, e precisam voltar às suas escolas”, disse.

Em 2012, o nível do rio Tocantins atingiu 11,76 metros deixando 157 famílias desalojadas em Marabá. (G1)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

Continuam abertas as inscrições para concurso público de agente penitenciário

Próxima história

Helenilson Pontes inaugura urbanização do bairro mais antigo de Marabá