O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), divulgado no inicio desta semana pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, colocou os municípios biquenses de Ananás e Sítio Novo, no topo das melhores administrações públicas do Tocantins e entre as melhores do país, com balanço positivo e aprovação.
Ananás e Sítio Novo foram os únicos municípios da região do Bico do Papagaio a conseguirem alcançar eficiência na gestão, segundo o REM-F. Para se ter uma ideia, em todo o Tocantins, além dos dois municípios biquenses, apenas Porto Nacional e Colinas conseguiram o resultado. No geral, Ananás ficou em segundo lugar no estado e Sítio Novo em terceiro, ambas na frente de cidades importantes como Palmas, Araguaína e Gurupi.
O prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Jair Farias (SD), comentou sobre o resultado. “Desde que assumimos a Prefeitura de Sítio Novo, entramos sabendo dos desafios. Tínhamos a certeza que poderíamos avançar e melhorar o município em tudo. Usamos de muita vontade, determinação e trabalho. Lógico que aqui ainda existem muitos problemas, mas avançamos muito em questões como Educação e Saúde. Conseguimos nesse tempo de mandato alinhar os gastos públicos dentro daquilo que era possível, sem cometer atos que inviabilizariam nossa administração”, afirmou o gestor.

Jair Farias ainda ressaltou a prioridades para setores importantes. “Se vocês pegarem os números, vocês poderão constatar que nossa cota de investimentos em Educação por exemplo, é maior que a média nacional. Temos hoje, mais de 90% das crianças de 4 e 5 anos na escola. 100% de nossa população recebe cobertura das equipes de atenção básica. Esses são números que nos orgulham”, comentou.
O prefeito de Ananás, Silvestre Nery, se manifestou por meio de nota e disse que durante sua gestão, mostrou habilidade em contornar crises financeiras que os municípios vem enfrentando em todo o país e com uma receita pequena, enfrentou sem medo os desafios ali impostos para sua gestão, colocando Ananás em um patamar de dar inveja a qualquer município de grande porte.

Silvestre também exaltou a redução de gastos, aplicação dos índices da educação, saúde e saneamento, pagamento via transferência bancária online, o que dá celeridade e transparência e uma equipe que entendeu que juntos era possível chegar a este nível.
“Deixamos um legado de honestidade e esperamos com esperança que os próximos gestores façam no mínimo o que fizemos com obras, cumprimento de precatórios referente a dívidas de gestores anteriores, realização e comemoração de datas importantes e eventos festivos no município, pagamentos a servidores e fornecedores em dia, servidores valorizados, maquinário bem cuidado, cidade limpa e equilíbrio financeiro das contas públicas o que não é fácil”, finalizou.