O Diário Oficial da União desta quinta-feira, 4, publicou o resultado final do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o país. A notícia é boa para Araguatins, pois o levantamento oficial serve como base para distribuição de recursos governamentais aponta que Araguatins volta a ser a 6º maior cidade do Estado do Tocantins com 31.323 habitantes. Araguatins havia perdido o posto para Colinas do Tocantins que volta a ser a 7º mais populosa do Estado.
Entre os municípios do Bico do Papagaio Araguatins é disparado a maior cidade. Em 2º lugar ficou Tocantinópolis com 22.590 habitantes, ocupando estadualmente a 9º colocação. Augustinópolis é a 3º maior cidade do Bico com 15.883 habitantes, ficando em 13º lugar no Estado.
Daí por diante os municípios do Bico do Papagaio tiveram sua contagem estabelecida da seguinte maneira: Xambioá, 11.484 habitantes; Wanderlândia, 10.949; São Miguel do Tocantins, 10.490; Ananás, 9.846; Buriti do Tocantins, 9.767; Esperantina, 9.476; Axixá do Tocantins, 9.275; Sítio Novo do Tocantins, 9.148; Praia Norte, 7.661; Palmeiras do Tocantins, 5.695; Itaguatins, 5.628; Darcinópolis, 5.273; Aguiarnópolis, 5.140; São Bento do Tocantins, 4.615; Nazaré, 4.386; São Sebastião do Tocantins, 4.283; Riachinho, 4.170; Sampaio, 3.863; Carrasco Bonito, 3.687; Angico, 3.152; Maurilândia do Tocantins, 3.112; Luzinópolis, 2.622; Santa Terezinha do Tocantins, 2.468 e Cachoeirinha, 2.148.



CONHEÇO TODAS ESSAS CIDADES DO BICO DO PAPAGAIO, ARAGUATINS CRESCEU SUA POPULAÇÃO MAS, É POUCO DESENVOLVIDA, PARECE SERTÃO, A POPULAÇÃO AINDA É SURDA E CEGA, CUIDADO PRA NÃO ACHAR QUE MUITA GENTE É DESENVOLVIMENTO, A UNICA CIDADE QUE CHAMA A ATENÇÃO, E QUE PARECE CIDADE MESMO É TOCANTINOPOLIS LÁ PODE PERCEBER QUE AS PESSOAS TEM TENDÊNCIA PRO MODERNO E DESENVOLVIDO. ABRAÇO A TODOS DO BICO DESSE ESTADO SIMPÁTICO.
Algúem de Araguatins pode me infromar como faço para chegara essa Cidade, pois, estou em São Luis/MA, mas preciso irt até essa Cidade de Araguatins. Como são as condições das BRs, tem viabilidade?
Agradeço.
Roberto
Axixá do Tocantins não evoluiu no quesito do coeficiente da população que reside no seu diminuto território, talvez, o menor município do Tocantins em extensão territorial. O mais importante é que continua sendo uma cidade caracterizada pela hospitalidade dos seus habitantes. A proximidade com as cidades de influência na região (Augustinopólis e Araguatins) e o fato de está localizada perto de Imperatriz no Maranhão, a cidade de maior projeção econômica no Bico do Papagaio, lhe confere uma situação de destaque, pois os seus habitantes não têm dificuldades para usufruirem dos recursos oferecidos pelas mencionadas cidades. Moro há 31 anos em Brasília, hoje a 4ª maior cidade do Brasília, sem contar a região do entorno que possui quase um milhão de habitantes. De uma coisa tenho certeza, a vida nas cidades interioranas é muito mais interessante sobre os aspectos humanos. O fator negativo é a vinculação político-partidária, que, de certa forma, prejudica o aproveitamento das potencialidades humanas para favorecer os integrantes da linha política dominante. Neste sentido, as cidades grandes são mais discretas. É o que penso, pois vivo numa vertente de absoluta distância dos interesses políticos-partidários. Gosto muito da minha cidade, Axixá do Tocantins, e vou divulgá-la ainda mais, principalmente, depois do dia 3.12.2010, com a publicação de dois livros da minha autoria no Tribunal de Contas do DF, onde ingressei mediante concurso público há 31 anos. Remy S. Carvalho – Brasília – DF.
tem muito mais q isso no periodo do censo o pessoal da barragem de estreito nao estava instalado la no trecho seco!!!
kkkkk esse soneto deve ter um bom salario la na prefeitura , ele so faz comentario pra babar o rocha miranda ! se liga lanbe ovó o papo e outro !
Araguatins pode ñ ter um hospital digno p/ a população + em breve teremos pelo menos temos outras coisas em quanto uns i outros se gabam por ter um hospitalzinho q nem é tão bom assim! (Augustinopolis) Pois se lá ñ der certo tem q ir pra outra city q nem akii dai do q adianta se gabar. Araguas Magestadee.
parabens araguatins; tu merece mais saude e mais vergonha dos governante, pois nao tem um hospital digno de sua populaçao
PARABENS ROCHINHA ARAGUATINS DEVE ISSO SOMENTE A VOCE.
araguatins,tu eys muito especial para tocantins continue melhorando
Araguatins tu és a mais bela e a gloriosa do bico parabéns e em 2011 junto com S.C.vamos crescer muito mais