Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Casos de sarampo no interior do Tocantins acende alerta para vacinação

Noticias Relacionadas

O município de Campos Lindos, no nordeste do Tocantins, confirmou seis casos de sarampo nesta semana, acendendo um alerta para a importância da vacinação. Os dois primeiros diagnósticos foram registrados na segunda-feira (21): uma criança de 4 anos, que teve contato com pessoas vindas da Bolívia — país que confirmou 60 casos da doença em 2025 —, e uma mulher de 29 anos, profissional da saúde. Nenhuma das duas estava vacinada.

No dia seguinte, terça-feira (22), mais quatro casos foram confirmados após análise de amostras realizadas pelo Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO). Os novos pacientes também não haviam sido vacinados e tiveram contato direto com os primeiros infectados. Entre eles estão uma estudante de 15 anos, uma trabalhadora doméstica de 24, um estudante de 21 e um mecânico de 27 anos. Todos estão recebendo cuidados em casa.

Diante da situação, equipes de vigilância em saúde foram reforçadas na cidade, com a chegada de dois novos profissionais, totalizando dez técnicos atuando em campo. Representantes do Ministério da Saúde também estão no município para auxiliar nas ações de contenção, como orientações sobre isolamento, rastreamento de contatos e reforço da cobertura vacinal.

O surto em Campos Lindos reforça os riscos da baixa adesão às campanhas de imunização. O sarampo, altamente contagioso, pode ser prevenido com a vacina tríplice viral, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde. As autoridades de saúde recomendam que a população verifique o cartão de vacinação e atualize as doses em atraso.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias