Café Biquito
terça-feira, 22 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

Cantor Wanderley Andrade faz show em garimpo clandestino dentro da Terra Indígena Yanomami

29 de dezembro de 2020

O cantor de brega Wanderley Andrade fez um show para garimpeiros em uma região de garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. No Instagram, o artista, conhecido como ‘Traficante do Amor’, compartilhou vídeos em acampamentos e de uma pista clandestina no meio da floresta amazônica.

Ao site G1, Wanderley afirmou que foi contratado pelos próprios garimpeiros. Ele não revelou quanto recebeu de cachê e se o pagamento foi em ouro ou dinheiro.

Nas redes sociais, o cantor compartilhou dois vídeoselfies. Em um deles, de 1 minuto, Wanderley exibiu os barracos construídos de lona no garimpo conhecido como “Prainha”. A região fica no município de Alto Alegre, ao Norte do estado, às margens do rio Parima.

“Se você é careta fique logo ligado, estou no garimpo, na ‘Prainha’. Vou mostrar meu apartamento […] e ali é o rio. Rio que também tem muito ouro”, diz ele, enquanto filma.

As imagens foram postadas por ele nesse domingo (27), mas o show, segundo o cantor, foi no dia 4 de dezembro.

Questionado sobre ter ido fazer o show em meio a atividade ilegal, Wanderley afirmou não ter “outra alternativa” e ainda questionou: “será que é ilegal o artista ir onde o povo está?”.

“A gente não tem outra alternativa. Existe uma hipocrisia por parte de todo esse sistema. Nós não temos onde fazer show em parque, em outros locais, está tudo fechado. A gente tem que ter alternativa.”

“Quantas vezes me chamarem, eu vou. Eu vivo disso, preciso disso. Eu vou onde o povo está”, reafirmou, ao ser questionado se iria novamente para a região.

O garimpo “Prainha” fica dentro da Terra Yanomami, próximo às comunidades Xaruna e Macabei. Região de mata fechada, o acesso ao local só é feito de barco — a viagem dura cerca de 4 horas, ou de avião — cerca de 1h30 de voo, saindo da capital Boa Vista. (Com informações do G1)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
História anterior

9 dicas para começar 2021 com as contas no azul

Próxima história

Donos de imóveis rurais do Bico com irregularidades ambientais têm até 31 de dezembro para fazer inscrição no CAR