
O município de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, será palco da primeira etapa da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT), marcada para a próxima quarta-feira, 2 de abril. O evento é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES-TO).
Com inscrições abertas online, a conferência tem como foco fortalecer o debate sobre saúde e segurança no trabalho, além de garantir a participação popular na formulação de políticas públicas. A proposta é avaliar e definir diretrizes para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, discutindo temas como as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde, bem como a importância da participação social e do controle popular nas ações voltadas ao setor.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou a relevância da escuta popular no processo de formulação das políticas públicas. “A conferência norteará os gestores a entenderem as necessidades dos usuários do SUS. Isso é fundamental para valorizarmos os servidores e oferecermos um atendimento cada vez mais preciso à população”, afirmou.
Para o presidente do CES-TO, Raimundo de Sousa Morais, a iniciativa é inclusiva e visa ampliar o acesso democrático à saúde. “A conferência é aberta a todos os trabalhadores, gestores, secretários municipais, usuários do SUS e à comunidade em geral. A participação de todos é essencial para fortalecer o debate e direcionar as ações de governo”, destacou.
O evento também conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (Sems-TO) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).