
A Comissão de Minas e Energia promove nesta terça-feira, 18, audiência pública para discutir os impactos ambientais, sociais e econômicos do processo de implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, que será instalada no rio Tocantins, entre os estados de Tocantins e Maranhão. A usina faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e seu projeto é considerado o maior em geração de energia no Brasil.
A audiência foi solicitada pelos deputados Fernando Ferro (PT-PE) e Domingos Dutra (PT-MA). Segundo eles, é preciso discutir o projeto porque mais de 20 mil pessoas deverão deixar suas casas devido à construção da usina. O projeto da hidrelétrica prevê a formação de um lago de 555 km² de superfície e a inundação de 400 km² de terras.
A estimativa é que a usina cause impacto nos municípios de Estreito e Carolina, no Maranhão, e em dez municípios do Tocantins (Aguiarnópolis, Darcinópolis, Babaçulândia, Filadélfia, Palmeirante, Barra do Ouro, Goiatins, Itapiratins, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins). Além disso, os deputados afirmam que são esperados impactos nas terras indígenas Apinajé e Krahô, no Tocantins; e Krikati, no Maranhão.
Fernando Ferro lembra que a licença prévia das obras foi liberada em junho de 2005, apesar de haver manifestações contrárias de indivíduos e de organizações da sociedade civil e uma recomendação de suspensão feita pelo Ministério Público Federal, por iniciativa de procuradores do Maranhão e do Tocantins.
O Consórcio Estreito Energia (Ceste) é o responsável pela obra. O Ceste é formado pelas empresas Vale, Suez, Alcoa e Camargo Corrêa.
Convidados
Foram convidados para a audiência:
– o prefeito de Estreito (MA), José Gomes Coelho;
– um representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB);
– um representante do Consórcio Estreito Energia (Ceste).



eu sou contra o ceste aqui no estreito pois prejudicou muito meu pai que é pescador, e minha avo que é lavradora, minha avo vai entrar na justiça para ser indenizada, pois a sua chacara esta se deteriorando por causa da pressão da agua.
quase todos os dias quando estavao estourando bombas para quebrar as pedras, descia peixe morto esmagado com as pedras que caiam lá de cima. o ceste ja fez muitas benfeiturias para o Estreito asfautol ruas e fez beneficios para a população como casa, eoutros tipos.
EU PROTESTO CONTRA O CESTE!