Esta semana o deputado estadual, Wiston Gomes (PSD), se reuniu com Juliana Velozo, superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, juntamente com Cristhiane Souza Soares Borges, assessora e Euds Alves, diretor especializado para discutir aspectos relacionados à saúde pública em Araguatins e no restante do Bico do Papagaio.
Um dos pontos importantes discutidos na reunião, foi sobre a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Araguatins, cujo processo já foi iniciado pela Prefeitura Municipal, mas Wiston também deseja colaborar.
“Estamos todos muito animados e comprometidos em trazer o melhor Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para a nossa região. A Prefeitura de Araguatins junto com a Secretária de Estado da Saúde vem trabalhando nisso, e eu também vou ajudar, seja com recursos, seja com medidas aqui no parlamento. O certo, é que temos de dar as mãos para trabalhar e levar o melhor serviço público possível a nossa população”, disse Wiston em conversa com nossa reportagem.
O SAMU tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.