Com o objetivo de focar em ações que visem a melhoria da saúde dos estudantes, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Praoe) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizou esta semana a segunda edição do Seminário de Promoção à Saúde.
O evento trouxe novidades: a primeira foi que a programação foi definida com base no diagnóstico de saúde dos estudantes, realizado no início do ano. De acordo com a diretora de Assistência Estudantil, Jahny Duarte, os dados obtidos no diagnóstico servirão como indicadores para que as demais ações voltadas para a saúde dos estudantes sejam planejadas.
A segunda novidade foi que o evento contou com uma programação presencial, que aconteceu simultaneamente em todas as unidades, durante a manhã, e outra online, nos períodos vespertino e noturno.
Nas unidades, as atividades são diversificadas e variaram de acordo com cada uma. Já a programação online contou com uma mesa de abertura; uma mesa redonda com o tema “Saúde em foco”; a apresentação do Relatório em Saúde dos Estudantes do IFTO 2023; a apresentação do módulo SUAP Saúde; e para encerrar o evento, será realizada uma roda de conversa sobre “Saúde mental x cotidiano”.
A diretora de Assistência Estudantil destacou a importância do evento. “Ações como essa são de grande importância, considerando que o ambiente escolar tem um papel na formação da cidadania e apresenta-se como território de promoção da saúde, devendo trazer debates que enriqueçam o conhecimento dos discentes e evitem que estes desenvolvam doenças”, disse Jahny.