segunda-feira, 24 de agosto de 2026

ARAGUATINS: Nairton venceu eleição mas candidata derrotada buscar o “tapetão” para cancelar eleição

3
1 min de leitura

O professor e pró-reitor de ensino do IFTO –  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Carlos Henrique Monschau Funck, se servindo de “laranja” do grupo derrotado na campanha eleitoral do IFTO, entrou com recurso na última sexta-feira, 26, apontando possíveis irregularidades na campanha eleitoral do candidato Francisco Naírton do Nascimento. Nascimento venceu a eleição com 46,69% dos votos, contra 31,84% obtidos pela candidata e ex-reitora Maria da Glória dos Santos Laia. A eleição para o cargo de reitor do IFTO e diretor geral do campus de Palmas aconteceu no último dia 23, tendo o resultado da votação sido divulgado no dia seguinte, 24.

A denúncia de Funck, que consta no recurso feito e entregue à Comissão Eleitoral, no último dia 26, aponta descumprimento ao regulamento eleitoral do IFTO. Segundo ele, o reitor eleito teria violado o código praticando calúnia, difamação e injúria. Funck também acusa Nairton de ter se aproveitado do cargo de diretor-geral do campus de Araguatins para denegrir e prejudicar a campanha da outra candidata.

Maria da Glória confirmou as denúncias. Ela afirmou que, durante a campanha eleitoral, foram divulgadas informações falsas a seu respeito, como compra de voto e negociação de cargos após a eleição, o que a teria prejudicou no resultado final.

Ao Jornal do Tocantins, Nairton negou qualquer irregularidade e refutou as acusações, afirmando que cabe à Comissão Eleitoral averiguar as informações contidas no recurso.

Comissão

A Comissão Eleitoral Central do IFTO afirmou que amanhã será realizada uma reunião para deliberação desse recurso. No calendário do regulamento eleitoral, amanhã seria a data de divulgação do resultado oficial das eleições, mas tudo vai depender do que os nove membros da comissão vão decidir sobre o recurso. (Com informações de Ana Carla Oliveira – JT)

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
MILENE WERMUTH
MILENE WERMUTH
16 anos atrás

Espero sinceramente que a candidata aceite a derrota manifestada nas urnas !!!

FRANCISCO ALDIVINO GONÇALVES
FRANCISCO ALDIVINO GONÇALVES
16 anos atrás

TAL RECURSO É COMPLETAMENTE DESCABIDO.

O ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO TOCANTINS GANHOU MUITO COM O PROFESSOR NAYRTON E AGORA, CERTAMENTE TERÁ UM GRANDE SALTO, CONSIDERANDO QUE O MESMO ACUMULOU GRANDE EXPERIÊNCIA NOS MUITOS ANOS QUE PASSOU Á FRENTE DA ANTIGA EAFA.

A EX-REITORA NÃO TEM VIVÊNCIA NA ÁREA DA AGROPECUÁRIA E PARA NÓS DE ARAGUATINS SERIA MUITO DESASTROSO SE A MESMA VENCESSE AS ELEIÇÕES.

NA CONDIÇÃO DE PRIMEIRO DIRETOR-GERAL DA ANTIGA EAFA, TENHO CERTEZA ABSOLUTA DE QUE O PROF. NAYRTON CONDUZIRÁ COM MAESTRIA A REITORIA E DARÁ UMA ATENÇÃO ESPECIAL A ARAGUATINS.

DESEJO TODO O SUCESSO AO PROF. NAYRTON E DESDE JÁ, COLOCO-ME Á DISPOSIÇÃO NAQUILO QUE FOR NECESSÁRIO.

Stubal
Stubal
16 anos atrás

Parabéns Nairton!!

Só os fortes vencem! Sucesso!!!!!

História anterior

ARAGUATINS: Funcionários da Escola Daniel Berg participam do Salão do Livro

Próxima história

Justiça Federal promove Juizado Itinerante nas cidades de Augustinópolis e Araguatins