Café Biquito
segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Café Biquito
Active Gym Fitness

ARAGUATINS: Justiça determina que ingresso no Colégio Militar deve ser feito por processo seletivo

1
4 de julho de 2022

Os cinco Colégios da Polícia Militar do Tocantins, entre eles o de Araguatins, no Bico do Papagaio, devem realizar processo seletivo como forma de ingresso de estudantes nessas unidades escolares. É o que determina a Justiça em Ação Civil Pública (ACP) proposta pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio de atuação do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) Palmas.

O processo seletivo para ingresso nos Colégios da Polícia Militar foi realizado desde o primeiro ano (2012) de existência dessas unidades de ensino devido à grande demanda, conforme dispõe a Lei Complementar Estadual nº 83, de 4 de setembro de 2012, que regulamenta os Colégios da Polícia Militar de Palmas, Araguaína, Arraias, Araguatins e Colinas do Tocantins.

Em 2019, porém, a Secretaria Estadual da Educação mudou a forma de ingresso por meio de Instrução Normativa nº 006/2019, normativa que considera o ingresso de estudantes via cadastro online ou por cadastro feito por telefone, o que para o Nuamac Palmas incide em desrespeito ao princípio da legalidade, uma vez que a referida instrução normativa estaria desrespeitando a Lei Complementar Estadual nº 83/2012.

A ACP foi proposta à Justiça em 2019. A decisão foi proferida em julgamento de primeira instância no dia 14 de junho último e cabe recurso.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
DITO
DITO
4 anos atrás

Afinal , é uma escola ou uma faculdade?

História anterior

PSD de Irajá oficializa apoio a Damaso, pré candidato a governador do Tocantins

Próxima história

SÃO MIGUEL: Prefeitura trabalha nas ruas do povoado Grota do Meio